Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Inmet emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para a capital paulista
Continua depois da publicidade
Chuva pode vir acompanhada de raios e ventania, e acumular grandes volumes em curtos períodos | Rodrigo Pivas/Gazeta de S. Paulo
A cidade de São Paulo ainda sofre os reflexos da entrada de uma frente fria no Estado, nesta segunda-feira (23/12). O dia deve ser bastante chuvoso na capital paulista com alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Continua depois da publicidade
Desde esta sexta-feira (20/12), o tempo mudou em todo o Estado, com previsão de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento do dia. A aproximação de uma nova frente fria deve provocar pancadas de chuva, acompanhadas de trovoadas e rajadas de vento.
Além disso, segundo o Climatempo, no verão 2024/2025 não haverá os impactos do fenômeno El Niño, ou seja, a tendência é de um verão bastante chuvoso na capital paulista.
De acordo com informações do Cepagri, o litoral paulista e o Vale do Paraíba deverão ter maior variação de nuvens por conta dos ventos úmidos do mar, e chuva fraca isoladamente.
Continua depois da publicidade
O Inmet emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para a capital paulista. Estas condições indicam risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e queda de granizo.
A chuva pode vir acompanhada de raios e ventania, e acumular grandes volumes em curtos períodos. Há risco de transbordamento de rios e deslizamento de terra em áreas vulneráveis.
Na segunda-feira (23/12), a previsão indica sol e muitas nuvens pela manhã, com chances de chuva. À tarde, o céu ficará nublado com possibilidade de garoa, e à noite, a chuva deve retornar.
Continua depois da publicidade
Confira as mínimas e máximas previstas para esta segunda:
A chuva mais volumosa e frequente do verão 2024/2025 está prevista para as regiões sudeste e centro-oeste, com incidência significativa também em muitas áreas do norte e em parte do nordeste. Na região sul, o verão será marcado por chuva irregular e espaçada, com vários dias de predomínio de tempo seco com momentos de instabilidade.
A expectativa de um tempo mais nublado e chuva sobre o País vai evitar os longos períodos de calor intenso no centro-oeste e no sudeste. Não há expectativa de ondas de calor de grande abrangência sobre o Brasil, mas algumas regiões devem experimentar períodos quentes, com alguns dias de calor acima do normal.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade