Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Forte temporal atingiu São Paulo de forma rápida na tarde desta sexta-feira (20/12) | Fernanda Carvalho/Fotos Publicas
Um forte temporal atingiu São Paulo de forma rápida na tarde desta sexta-feira (20/12) e causou grandes estragos. Devido às chuvas, o Centro de Gerenciamento de Emergências da cidade de São Paulo (CGE) colocou a cidade em estado de alerta.
Continua depois da publicidade
O monitoramento da equipe do CGE, por meio dos radares e imagens de satélite, mostra uma grande área de instabilidade de forte intensidade migrando na direção do leste paulista.
O número de clientes que tiveram a energia interrompida na tarde desta sexta-feira (20) subiu de 16 mil para 197 mil, em um período de uma hora, após as fortes chuvas.
Segundo a Enel, concessionária responsável pela distribuição de energia na região, às 12h59 de hoje, os números - do painel disponibilizado pela companhia - apontavam que 16.381 clientes estavam sem energia.
Continua depois da publicidade
Cerca de uma hora depois, às 13h59, o painel destacou que 197.608 clientes já estavam com energia interrompida.
A chuva foi consequência de áreas de instabilidade devido à aproximação de uma frente fria, que virou o tempo na capital. Ao longo do dia, a chuva poderá se intensificar, com rajadas de vento e queda de granizo.
Os dados do CGE da Prefeitura de São Paulo mostram que dezembro acumulou até o momento 55,4 mm de chuva, o que corresponde a aproximadamente 30,3% dos 182,9 mm esperados para o mês.
Continua depois da publicidade
Neste sábado (21/12), início oficial do verão às 6h21, horário de Brasília, o sistema frontal já deverá estar no litoral de São Paulo, o que mantém o tempo instável e chuvoso no decorrer do dia. A reportagem da Gazeta já havia antecipado que São Paulo terá um clima de instabilidade neste fim de semana.
As instabilidades deverão ter intensidade moderada a forte, principalmente durante a tarde. As temperaturas variam entre mínima de 20°C na madrugada e a máxima não deve superar os 25°C, com taxas mínimas de umidade do ar em torno dos 75%.
A continuidade das chuvas mantém o potencial para a formação de alagamentos, extravasamento de rios e córregos, bem como deslizamentos de terra nas áreas de risco.
Continua depois da publicidade
Já no domingo (22/12), a frente fria se afasta do litoral paulista, mas o vento predominante de sul/sudeste mantém o céu com muitas nuvens e umidade elevada.
O risco de novos temporais diminui, com previsão apenas de pancadas isoladas de chuva entre o final da manhã e o início da tarde, porém com baixo risco de formação de alagamentos.
As temperaturas devem registrar mínima de 20°C na madrugada e a máxima por volta dos 25°C no período da tarde. A umidade do ar estará elevada, com valores entre 70% e 95%.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade