A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Chuva deixa desabrigados e ponte interditada em Ubatuba

A previsão é de que a chuva se mantenha; escolas estão preparadas para serem utilizadas como abrigo

Yasmin Gomes

04/06/2024 às 18:00  atualizado em 04/06/2024 às 18:37

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo a prefeitura, os índices pluviométricos estão altos e ultrapassaram a previsão dos meteorologistas

Segundo a prefeitura, os índices pluviométricos estão altos e ultrapassaram a previsão dos meteorologistas | Divulgação/PMU

Hoje (4) uma chuva intensa atingiu o litoral norte de São Paulo, provocando estragos em Ubatuba. O grande volume pluviométrico provocou alagamentos na cidade, deixando a ponte que dá acesso ao bairro Folha Seca interditada e pelo menos uma família desabrigada.

Continua depois da publicidade

Alerta para deslizamento

Segundo a prefeitura, os índices estão altos e ultrapassaram a previsão dos meteorologistas, chegando a 70 milímetros em três horas, conforme publicação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

Ainda há alerta para o risco de deslizamento de terra nas áreas mais vulneráveis. A previsão é de que a chuva se mantenha.

Devido ao temporal, a Defesa Civil de Ubatuba está fazendo vistorias em diversos pontos do município e decidiu interditar alguns locais para a segurança dos motoristas e pedestres. Veja os locais com interdição:

Continua depois da publicidade

  • Ponte provisória que dá acesso ao bairro Folha Seca
  • Avenida Rio Grande do Sul, na região central
  • Rua Usina Velha, no Perequê-Açu
  • No Angelim, não há interdição, mas os moradores também estão com mobilidade reduzida devido ao rio acima do nível.

A família, moradora do bairro Estufa I, está desabrigada e já foi acolhida pelos serviços de assistência social, segundo a prefeitura.

Ponte do bairro Folha Seca

O acesso da região central de Ubatuba para a comunidade é a ponte do bairro Folha Seca, que conta com cerca de mil moradores e tem histórico recente de problemas. Em março, a estrutura da ponte foi levada pela força do Rio Escuro e deixou moradores isolados.

Ainda segundo o órgão municipal, a medida de interdição é uma prevenção e não há previsão de liberação da ponte e nem das ruas. Caso a situação piore, há a possibilidade de interdição em outros locais.

Continua depois da publicidade

Abrigos

As escolas José de Anchieta, no centro, e Ernesmar de Oliveira, na região sul, estão preparadas para serem utilizadas como abrigo e receber as pessoas que tiverem suas casas atingidas pela enchente ou não conseguirem voltar para casa.

As aulas da Etec Paula Souza realizadas na escola José de Anchieta foram suspensas no período noturno nesta terça (4) e também no período da manhã de quarta-feira (5), por conta da situação e planejamento de abrigo.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados