Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
ANP tem intensificado fiscalizações em todo o País; motoristas devem ficar atentos ao momento em que forem abastecer
Continua depois da publicidade
Golpe conhecido como 'chip na bomba' utiliza chips ou outros dispositivos para entregar menos combustível do que o registrado na bomba | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo
Atenção para um novo golpe na praça. Os motoristas devem ficar atentos ao momento em que forem abastecer os veículos. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem intensificado suas fiscalizações em todo o País e descobriu nova irregularidade.
Continua depois da publicidade
Operações em Campinas, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, e em Cariacica, no Espírito Santo, revelaram esquemas sofisticados para enganar motoristas, entregando menos combustível do que o registrado nas bombas ou comercializando produtos adulterados.
Na praça, o golpe é conhecido como ‘chip na bomba’, já que utiliza de chips ou outros dispositivos para entregar menos combustível do que o registrado na bomba. Em outubro, a reportagem da Gazeta divulgou que em Vila Velha, no Espírito Santo, um posto foi autuado por vender gasolina comum como aditivada.
Segundo a ANP, o golpe com bombas adulteradas envolve a instalação de dispositivos eletrônicos ocultos, como chips ou placas controladas remotamente. Eles são conectados ao sistema interno da bomba e programados para registrar um volume maior de combustível no visor do que o efetivamente entregue ao cliente.
Continua depois da publicidade
O controle remoto, muitas vezes disfarçado de um objeto do dia a dia, permite que o frentista ative ou desative o dispositivo conforme a necessidade.
Em muitos casos, o golpe é ativado apenas em momentos estratégicos, como fins de semana ou horários de maior movimento, quando as chances de uma inspeção são menores. Esses sistemas, altamente sofisticados, são difíceis de identificar a olho nu.
Para denunciar postos irregulares, os consumidores podem contatar a Ouvidoria da ANP.
Continua depois da publicidade
A ANP ressalta que os motoristas devem ficar atentos ao abastecer os veículos para evitar golpes e fraudes recorrentes.
A reportagem da Gazeta também noticiou em outubro que a ANP realizou uma operação em diversos estados, incluindo São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade