Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Mistura de resíduos se espalhou por uma extensa faixa às margens do rio Pinheiros
Continua depois da publicidade
Rio Pinheiros foi considerado o mais poluído da Mata Atlântica em 2023 | Reprodução/TV Globo
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) investiga uma mancha que pode ser de resíduos de sujeira no rio Pinheiros que surgiu na segunda-feira (20/1), na altura da estação Granja Julieta, da linha 9-Esmeralda, na zona sul de São Paulo.
Continua depois da publicidade
A mistura de resíduos e lixo se espalhou por uma extensa faixa nas margens do rio, chamando a atenção dos moradores.
A Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) já gastou R$ 114,6 milhões para retirar lixo flutuante do rio Pinheiros. Os dados são do Lixômetro, instalado às margens do rio, que são atualizados todas as sextas-feiras.
Em nota, a Cetesb informou que enviou uma equipe para verificar o que aconteceu.
Continua depois da publicidade
"Técnicos realizaram uma vistoria nas margens do Rio Pinheiros na segunda (20), no trecho entre a estação Berrini e a estação Granja Julieta, em resposta a mancha observada na região. Durante a inspeção, não foi possível identificar a origem ou o ponto exato de lançamento de eventuais efluentes que possam ter causado as características descritas. A Cetesb seguirá com as investigações".
Segundo a Cetesb, foram realizadas coletas do material presente no rastro para identificar as possíveis causas do ocorrido. A hipótese do órgão é que a causa do acúmulo de resíduos seja o despejo de material clandestino.
O rio Pinheiros foi considerado o mais poluído da Mata Atlântica em 2023, segundo um levantamento realizado pela SOS Mata Atlântica. Menos de 7% da água do rio tem boa qualidade.
Continua depois da publicidade
Entre os 160 pontos monitorados ao longo de 25 quilômetros do rio, a água foi considerada “ruim” em 16,2% e “péssima” em 1,9%.
Em outubro do ano passado, a quantidade de lixo flutuante retirada do rio Pinheiros teve 28% de crescimento em relação ao mesmo período de 2023, conforme informações da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade