Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Fiscalização flagrou veículos parados em vagas especiais sem o cartão de estacionamento emitido pelo órgão de trânsito, em São Paulo
Continua depois da publicidade
Fiscalização no supermercado de Perdizes fez parte de uma operação especial | Eduardo Knapp/Folhapress
Motoristas que utilizaram o estacionamento do supermercado Sonda, na avenida Francisco Matarazzo, em Perdizes, na zona oeste de São Paulo, foram surpreendidos com uma fiscalização da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no último domingo (2/2).
Continua depois da publicidade
Os agentes multavam donos de automóveis irregularmente estacionados em vagas especiais, destinadas a idosos e pessoas com deficiência, uma infração considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A fiscalização no supermercado de Perdizes fez parte de uma operação especial que ocorreu, no domingo, em outros 12 estabelecimentos comerciais na capital.
Para utilizar as vagas prioritárias, os idosos e as pessoas com deficiência devem ter o cartão de estacionamento nominal específico e, ao estacionar, deixá-lo em local visível, no painel do veículo.
Continua depois da publicidade
Denúncias sobre o uso irregular das vagas podem ser feitas à CET pelo telefone 156.
Os estabelecimentos particulares devem destinar 5% das vagas existentes para os idosos e 2% para as pessoas com deficiência, conforme o disposto nas resoluções 303/08 e 304/08 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
A solicitação inicial ou renovação da credencial para idoso, ou do cartão de estacionamento para pessoas com deficiência (DeFis) deve ser feita por meio do Portal SP156.
Continua depois da publicidade
Ambos os serviços também podem ser solicitados presencialmente em uma unidade do Descomplica. Além disso, as credenciais podem ser solicitadas pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).
Assim como em São Paulo, os motoristas que burlam o pedágio automático do Contorno Sul da rodovia dos Tamoios (SP-99), no litoral norte de São Paulo, devem quitar os débitos e evitar multas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade