A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Centro de Acolhida na Lapa volta a atender moradores de rua com Covid

No Pelezão, esse público têm acesso a banho, acolhimento, refeições, kits de higiene e são atendidos pelas equipes do Consultório de Rua

Bruno Hoffmann

22/03/2021 às 10:55

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Segundo a prefeitura, as camas foram montadas respeitando o distanciamento recomendado por órgãos sanitários

Segundo a prefeitura, as camas foram montadas respeitando o distanciamento recomendado por órgãos sanitários | /Divulgação

A Prefeitura de São Paulo passou a acolher, desde semana passada, pessoas em situação rua sintomáticas ou com casos confirmados, mas leves, da Covid-19, num Centro de Acolhida Emergência montado no Centro Esportivo Lapa - Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Pelezão, na zona oeste de São Paulo.

Continua depois da publicidade

De acordo com a gestão municipal, o espaço foi adaptado para receber o Centro de Acolhida e conta com 100 vagas específicas para pessoas em situação de rua. As camas foram montadas respeitando o distanciamento recomendado por órgãos sanitários e, no local, os conviventes têm acesso a banho, acolhimento, refeições, kits de higiene e são atendidos pelas equipes da Assistência Social e da Saúde, por meio do Consultório na Rua.

Por atender um público específico, os encaminhamentos para o abrigamento são feitos mediante avaliação dos sinais e sintomas pelos profissionais de saúde do Consultório na Rua e demais profissionais das unidades de saúde da Atenção Básica e Hospitalar.

Continua depois da publicidade

Para que o acolhimento seja viabilizado é necessário o atestado médico com dados pessoais, data de início dos sintomas, número de dias de isolamento, medicações em uso e o exame PCR e/ou tomografia, caso tenha sido realizado.

A ação da prefeitura é feita de forma conjunta com as secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Saúde (SMS) e de Esportes e Lazer (Seme).

Ainda segundo a prefeitura, os acolhidos recebem acompanhamento clínico das equipes de saúde até a alta médica. Havendo a alta, o serviço social do equipamento informa a Coordenação de Pronto Atendimento Social (CPAS) que articula a vaga preferencialmente com o serviço de origem do atendido.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados