A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Censo aponta que SP tem 57% dos professores não concursados na rede estadual de ensino

Segundo a Secretaria Estadual da Educação, desde o período de coleta das informações, o quadro sofreu uma alteração e os professores concursados passaram a representar 52% do total da rede

23/02/2024 às 14:10

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Número de professores temporários é maior que contratados, segundo Censo 2023

Número de professores temporários é maior que contratados, segundo Censo 2023 | Agência Brasil

De acordo com o Censo Escolar 2023 divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (22), os professores não concursados representam a maioria no Estado de São Paulo. O balanço diz que o número é de 57% dos docentes. 

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Entre os meses de maio e junho do ano passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) realizou um levantamento sobre escolas, gestores, professores e alunos da rede pública e privado do País.

Segundo a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), desde o período de coleta das informações, o quadro sofreu uma alteração e os professores concursados passaram a representar 52% do total da rede, enquanto o número de temporários caiu para 48%.

Continua depois da publicidade

A SEDUC ainda afirmou que pretende contrar mais 15 mil professores até o segundo semestre de 2024, chegando a 60% o quadro de efetivos.

Comparando com dados de Minas Gerais, o corpo docente efetivo representa 81%. Já no estado do Rio apenas 5% são temporários.

Dados do Censo

Continua depois da publicidade

O Censo também indicou que 423 mil alunos entraram na rede pública este ano. Já 500 mil deixaram o ensino. O déficit é de 77 mil alunos. Para o Ministro da Educação, Camilo Santana, isso pode estar relacionado aos períodos mais duros da pandemia e a retomada da economia.

* Texto sob supervisão de Matheus Herbert

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados