A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 26 Dezembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Carreta 'Mulheres de Peito' percorre o estado de São Paulo no mês da mulher

14/03/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O governador Geraldo Alckmin durante a entrega das obras de modernização e melhorias da Rodovia João de Goes (SP-032/280), durante o evento o governador anunciou a chegada da carreta-móvel do programa ?.?Mulheres de Peito?.. &a

O governador Geraldo Alckmin durante a entrega das obras de modernização e melhorias da Rodovia João de Goes (SP-032/280), durante o evento o governador anunciou a chegada da carreta-móvel do programa ?.?Mulheres de Peito?.. &a | /Edson Lopes Jr/Governo do Estado

As carretas-móveis do programa "Mulheres de Peito", da Secretaria de Estado da Saúde, vão percorrer durante o mês de março as cidades de Ferraz de Vasconcelos e Mogi das Cruzes, no Alto Tietê; Mauá, no Grande ABC; e Rio Claro, na região de Piracicaba.

Continua depois da publicidade

O serviço oferece mamografias gratuitas e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade de segunda à sexta-feira, das 9h à 18h, e aos sábados, das 8h às 13h, exceto feriados.

As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem (Sedi), que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

O atendimento é destinado ao público geral nessa faixa etária. "Quanto maior a idade, maiores as chances de ter câncer de mama. Não existem sintomas fáceis de identificar, porque o câncer de mama pode ser silencioso", diz o mastologista Luiz Henrique Gebrim. Ele alerta, no entanto, que mulheres de todas as idades podem ser atingidas pela doença. A carreta do Mulheres de Peito também atende mulheres mais jovens. Neste caso, entretanto, é obrigatório levar o pedido médico, que pode ter sido emitido tanto pela rede pública quanto particular, além do RG e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). "O exame salva vidas. A mamografia faz uma detecção precoce, o que não impede que o câncer apareça, mas a descoberta num estágio inicial impede que ele evolua", explica a supervisora do Mulheres de Peito, Fabiana Angélica de Oliveira.

Continua depois da publicidade

A iniciativa da secretaria tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o Estado. As unidades móveis contam com uma equipe multidisciplinar composta por técnicos em radiologia, profissionais de enfermagem, funcionários administrativos e um médico ultrassonografista. Possuem 15 metros de comprimento, 4,10 metros de altura e, quando abertas, 4,90 metros de largura. Além do mamógrafo, cada veículo é equipado com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. Desde o início do programa, em 2014, até o momento, já foram realizadas mais de 188,4 mil mamografias, 7.127 ultrassonografias, 735 biópsias e encaminharam 2.055 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais.

0800.

Mulheres paulistas com idades entre 50 e 69 anos, que nasceram em ano par e fazem aniversário neste mês, já podem marcar seus exames de mamografia sem necessidade de pedido médico, gratuitamente, pelo SUS. Caso a mulher tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário ainda neste ano. Essa é uma iniciativa complementar às carretas-itinerantes, que tem como objetivo rastrear ativamente o câncer de mama e incentivar a realização de exames preventivos para detecção da doença. Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o callcenter da secretaria, pelo número 0800-779-0000. (GSP)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados