A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Carnavalesco e diretor artístico da Nenê de Vila Matilde visitam pontos turísticos na Bahia

Agremiação é uma das escolas mais tradicionais de São Paulo e contabiliza 11 títulos no Grupo Especial, além de três conquistas no Grupo de Acesso

30/01/2023 às 17:28  atualizado em 30/01/2023 às 17:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Os representantes da escola estiveram com diversos líderes importantes da história do Carnaval na Bahia

Os representantes da escola estiveram com diversos líderes importantes da história do Carnaval na Bahia | Divulgação

Com a proximidade do Carnaval, as escolas têm se concentrado em estreitar ainda mais os laços com os temas de seus samba-enredos. É o caso da Nenê de Vila Matilde, que neste ano tratá ao desfile o enredo "Faraó Bahia", e decidiu enviar representantes à Bahia, para buscar bênção nesta reta final dos preparativos. A agremiação é uma das escolas mais tradicionais de São Paulo e contabiliza 11 títulos no Grupo Especial, além de três conquistas no Grupo de Acesso, nos anos de 2010, 2012 e 2022.

Continua depois da publicidade

A ideia da viagem do diretor artístico, Márcio Telles, e de Fábio Gouveia, é conhecer ainda mais os pilares da cultura Baiana que compõem o enredo em que a Nenê aposta para voltar ao grupo especial. No desfile deste ano, a escola promete contar com bênçãos de todos os santos, griôs e ancestrais de uma Bahia que pulsa carnaval, alegria e empoderamento negro. 

Os representantes da escola estiveram no berço do Ilêaiyê, considerado o primeiro bloco afro do Brasil, juntamente com sua diretoria, onde tiveram acesso a todo patrimônio histórico e social.  

Na casa do Olodum, berço do enredo, estiveram com os líderes deste movimento. 

Continua depois da publicidade

João Jorge, atualmente presidente da Fundação Palmares, enfatizou a importância da Nenê para a cultura brasileira, para os projetos que os unem e relembrou dos laços de afetividade entre as duas entidades. 

Márcio e Fábio também recebidos por Gilsoney Oliveira, presidente dos Filhos de Gandhy. O encontro representa um reconhecimento do trabalho que está sendo feito pela escola. Na ocasião, o presidente ainda relatou a importância e obrigações de lutar pela defesa da cultura nacional.

Ainda na viagem, os representantes visitaram a já matildense Negra Jhô, uma das maiores personalidades baianas que se juntará a uma comitiva dessas entidades para desfilar com a escola.

Continua depois da publicidade

Já durante as festividades do Bonfim que tiveram início na Igreja Nossa Senhora da Praia, com líderes religiosos, Márcio e Fábio e juntaram ao governador da Bahia, Jeronimo Rodrigues, e o prefeito de Salvador, Bruno Reis, assim como a outras lideranças da cidade. Após os atos na igreja, seguiram com o cortejo junto aos diretores dos Filhos de Gandhy, e nesta demonstração de fé, subiram a colina sagrada e lá renovaram os pedidos da escola por sucesso e felicidade. 

Uma visita a um dos maiores percussionista da Bahia, Jair Rezende em sua associação (Alas Associação Lactomia Ação Social) de formação e inclusão social e artísticas dos moradores do Candeal, também fez parte da agenda.

No encerramento da viagem, os representantes estiveram com Ruth Buarque, responsável pelo projeto Pracatum, obra está presidida por Carlinhos Brown.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos encontros realizados na Bahia

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados