A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 25 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Capital terá programa de combate à obesidade

Iniciativa prevê a realização de cirurgias bariátricas em dois hospitais municipais da cidade de São Paulo

Bruno Hoffmann

06/10/2020 às 14:33

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Hospital Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina, na zona sul da capital paulista

Hospital Gilson de Cássia Marques de Carvalho, na Vila Santa Catarina, na zona sul da capital paulista | /Reprodução/Google Street View

A Prefeitura de São Paulo vai oferecer, a partir da segunda quinzena de outubro, o Programa de Combate à Obesidade. O programa prevê a realização de cirurgias bariátricas nos hospitais municipais Gilson de Cássia Marques de Carvalho (na Vila Santa Catarina, zona sul) e Vereador José Storopolli (na Vila Maria, zona norte). A ação é realizada por meio da Secretaria Municipal da Saúde.

Continua depois da publicidade

O programa pretende oferecer 60 atendimentos mensais - 30 em cada hospital. A iniciativa inclui avaliação pré-operatória, cirurgia e acompanhamento pós-operatório. O programa contará com o investimento mensal aproximado de R$ 1 milhão.

A obesidade mórbida teve um aumento importante de sua prevalência ao longo dos últimos anos, tanto no Brasil quanto em outros países do mundo. Ela também é um dos fatores de risco da Covid-19.

Combate à obesidade

Continua depois da publicidade

Para o combate à obesidade, a Área Técnica de Saúde Nutricional da rede municipal de Saúde trabalha em programas e ações para promover a melhoria das condições nutricionais da população, com o objetivo de reduzir os impactos da má nutrição na saúde e na qualidade de vida das pessoas.

Dentre esses programas desenvolvidos na rede pública municipal, destaca-se a Educação Alimentar Nutricional para Promoção à Saúde, referenciada pela Organização Municipal da Saúde.

Trata-se de uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e da Educação, com o objetivo geral de “promover educação alimentar e nutricional de escolares da Rede Pública Municipal de Educação de São Paulo”.

Continua depois da publicidade

As ações começam pelo desenvolvimento de uma abordagem integral, capaz de prevenir e tratar agravos nutricionais como: subnutrição, obesidade, doenças crônicas não transmissíveis, entre outras, além da avaliação e monitoramento da condição nutricional dos alunos e estímulo à prática de atividade física.

Na primeira fase do programa, realizada na região Leste de São Paulo, foram avaliados 2.214 indivíduos, dos quais 35% das meninas e 30% dos meninos apresentaram excesso de peso.

Foram desenvolvidas ações de educação nutricional e promoção de hábitos alimentares saudáveis com o público avaliado, atualmente em curso. O projeto está em processo de expansão para outras regiões do município.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados