Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Interdições no túnel por baixo do Anhangabaú; foto captada fora do horário de pico | Thiago Neme/Gazeta de S. Paulo
A Prefeitura de São Paulo informou que as obras no túnel do Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, vão até 25 de abril. Os trabalhos começaram em 12 de fevereiro, e têm causado caos no trânsito da região.
Continua depois da publicidade
A via é uma das principais ligações entre a zona norte e a sul da cidade. O impacto principal é causado a motoristas que seguem em direção ao bairro de Santana, já que faixas estão interditadas para reparo nas placas de concreto do chão.
Segundo uma fonte da prefeitura ouvida pela reportagem, os trabalhos poderiam ser intensificados no período de férias escolares, mas, por um suposto erro no cronograma da Secretaria das Subprefeituras, isso aconteceu só em fevereiro.
“Essa obra está sendo feita fora de hora”, informou a fonte.
Continua depois da publicidade
A pasta das Subprefeituras é comandada por Fabricio Cobra desde o início deste ano, por indicação do prefeito Ricardo Nunes (MDB). Ele era secretário da Casa Civil até o fim do ano passado.
Após contato da reportagem da Gazeta, a secretaria justificou que os técnicos só perceberam a necessidade de reparos durante uma vistoria realizada em 14 de janeiro deste ano.
Depois disso, o cronograma de obras foi encaminhado pela empresa responsável pela execução do serviço para a avaliação da Secretaria das Subprefeituras e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).
Continua depois da publicidade
Durante a análise, foi verificada a necessidade de renovação do TPOV (Termo de Permissão e Ocupação de Via), que foi emitido em 31 de janeiro.
“Após a conclusão do trâmite, foi marcada reunião de alinhamento para o início dos serviços no dia 5 deste mês. Foi combinada a logística de interdição de pistas e local de colocação de faixas de comunicação visual”, afirmou a secretaria comandada por Cobra.
Segundo a Secretaria das Subprefeituras, os técnicos da prefeitura encontraram infiltrações de água na base do pavimento, ocasionadas pelo aumento das chuvas.
Continua depois da publicidade
“Isso saturou o solo, reduzindo a capacidade de absorção e provocando danos ao pavimento”, informou a pasta, em nota posterior.
O túnel do Anhangabaú, oficialmente denominado túnel São João Paulo 2º, já tinha passado por uma série de obras recentemente que gerou diversas interdições desde 2023.
Leia a nota da Secretaria Municipal de Subprefeituras na íntegra:
Continua depois da publicidade
“A Secretaria Municipal das Subprefeituras (SMSUB) informa que serviços de manutenção e reparos são realizados respeitando os trâmites necessários para garantir a segurança durante a obra. A necessidade de reparos pontuais no Túnel do Anhangabaú foi identificada durante uma vistoria no dia 14/01/25. O cronograma da obra foi encaminhado para avaliação da SMSUB e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no dia 24/01/2025 pela empresa responsável pela execução do serviço.
Durante a análise, foi verificada a necessidade de renovação do TPOV (Termo de Permissão e Ocupação de Via), que foi emitido dia 31/01. Após a conclusão do trâmite, foi marcada reunião de alinhamento para o início dos serviços no dia 5 deste mês. Foi combinada a logística de interdição de pistas e local de colocação de faixas de comunicação visual.
Após a mobilização e implantação de comunicação visual por parte da empresa, os serviços foram iniciados em 12/02/25. A CET canalizou duas faixas da direita do túnel, no sentido Santana, em razão das obras”.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade