Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Essa foi a primeira tripulação 100% feminina da empresa de Jeff Bezos. | Divulgação/Blue Origin
A cantora norte-americana Katy Perry fez sua primeira viagem para o espaço na manhã desta segunda-feira (14/4), ao lado de outras cinco mulheres. Elas fazem parte da primeira tripulação 100% feminina da empresa de Jeff Bezos.
Continua depois da publicidade
Katy tem 40 anos e foi para o espaço com a Blue Origin. A cantora divulgou imagens do foguete em suas redes sociais.
A cantora disse sonhar em ir ao espaço há 15 anos e esse sonho, enfim, se tornou realidade. Ela também afirmou estar muito feliz com as companheiras de viagem.
"Eu estou MUITO honrada em estar ao lado de outras cinco mulheres incríveis e inspiradoras para nos tornarmos a primeira tripulação espacial exclusivamente feminina!"
Continua depois da publicidade
O grupo que viaja com a cantora é formado pelas jornalistas Gayle King e Lauren Sánchez, namorada de Jeff Bezos, além da ex-cientista de foguetes Aisha Bowe, a cientista Amanda Nguyen e a produtora de filmes Kerianne Flynn. Confira imagens do espaço com o telescópio James Webb.
O voo integra a missão NS-31, a 31ª realizada pelo foguete New Shepard, da empresa de exploração espacial criada por Jeff Bezos.
A atividade durou cerca de 11 minutos, quatro deles em ambiente sem gravidade. Com fins turísticos, a decolagem ocorreu às 10h30 (horário de Brasília) e, às 10h41, a tripulação 100% feminina já havia retornado à Terra em segurança.
Continua depois da publicidade
A missão ultrapassou a Linha de Kármán, que marca a divisão entre a atmosfera terrestre e o espaço sideral. A transmissão ficou disponível nas redes sociais e no site da Blue Origin, e foi concluída com sucesso.
O foguete iniciou a subida, atingindo velocidade superior a 3.000 km/h. Após 2 minutos e 40 segundos, a cápsula com a tripulação se separou do propulsor.
Esse propulsor retornou ao solo por volta das 10h38. Nesse intervalo, a cápsula alcançou a linha de Kárman, localizada a 100 km de altitude em relação ao nível do mar.
Continua depois da publicidade
Durante aproximadamente quatro minutos, as integrantes do voo permaneceram em um ambiente sem gravidade. Nesse período, os cintos de segurança costumam ser retirados, permitindo que a equipe flutue no interior da cápsula e observe a forma da Terra.
Logo depois, a cápsula iniciou a descida, por volta das 10h40. Pequenos foguetes foram acionados para diminuir a velocidade da queda e um paraquedas entrou em funcionamento para permitir o retorno ao solo, previsto para ocorrer no deserto do Texas.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade