Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Programação visa conscientizar a comunidade escolar sobre a necessidade de combater a proliferação do mosquito
Continua depois da publicidade
Mosquito Aedes aegypti é o principal vetor da doença | Pixabay/Pexels
O governo federal iniciou nesta semana uma campanha nacional de conscientização sobre a dengue nas escolas do País.
Continua depois da publicidade
Batizada de "Mobilização Nacional nas Escolas: combater o mosquito e promover saúde no território", as ações serão conduzadas em parceria pelos ministérios da Educação e da Saúde.
Diversos estados brasileiros enfrentam problemas com a doença. Em São Paulo, 37 cidades estão em situação de emergência.
Segundo o governo, a ação visa alertar a população sobre a importância de enfrentar o Aedes aegypti e prevenir as doenças transmitidas pelo inseto, principalmente a dengue.
Continua depois da publicidade
As atividades ocorrerão ao longo de dez semanas. A iniciativa faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE). Durante a campanha, gestores do PSE serão mobilizados para alinhar estratégias e engajar os territórios participantes.
O plano inclui a divulgação de materiais informativos para sensibilizar estados e municípios que aderiram ao programa. Além disso, um relatório detalhado será elaborado com o monitoramento das ações registradas nos sistemas do Ministério da Saúde.
A mobilização será dividida em quatro fases. Nas duas primeiras semanas, será a fase de preparação, incentivando a realização de inspeções nas escolas para identificar possíveis criadouros do mosquito.
Continua depois da publicidade
A segunda fase, chamada de sensibilização, ocorre na terceira e quarta semana, e terá exposições, rodas de conversas e atividades educativas com a participação de estudantes, professores e funcionários.
Da quinta a oitava semana acontece a etapa de engajamento, quando tem início a campanha institucional nas redes sociais e mídia tradicional, além de atividades interativas, como gincanas, teatros e jogos para envolver os alunos na prevenção da doença.
A última fase, avaliação e encerramento, será nas duas últimas semanas, quando os dados epidemiológicos da secretaria municipal de saúde sobre casos de dengue e focos do mosquito nos territórios das escolas participantes serão analisados. A ideia é que o relatório final traga os resultados obtidos e as lições aprendidas para futuras iniciativas de combate à dengue.
Continua depois da publicidade
Além de conscientizar a população sobre a importância da prevenção, o governo federal está investindo em novas tecnologias para controle do vetor nos municípios, fortalecendo a rede de saúde para garantir atendimento adequado e ampliando ações preventivas para reduzir a sobrecarga dos serviços assistenciais.
Para essas ações, foram destinados R$ 1,5 bilhão para os anos de 2024 e 2025, com possibilidade de mais recursos caso necessário.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade