Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O mês de janeiro é dedicado a conscientização da população sobre a doença que já foi muito estigmatizada no passado
Continua depois da publicidade
A hanseníase é uma doença infectocontagiosa causada por uma bactéria | Divulgação
A Prefeitura de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo, através da Secretaria de Saúde (SMS), está em campanha pelo Janeiro Roxo, mês de conscientização da população sobre a hanseníase. A doença é bacteriana e afeta o sistema nervoso, podendo, nos casos mais sérios, ocasionar danos à força muscular e à visão do paciente.
Continua depois da publicidade
A forma de manifestação inicial da doença se dá por manchas esbranquiçadas, amarronzadas ou avermelhadas na pele, que são caracterizadas pela perda de sensibilidade e também são áreas nas quais não há mais o crescimento de pelos.
A transmissão é aérea, ocorre por meio do contato prolongado com uma pessoa infectada que transmite a bactéria através de tosse ou espirro.
O secretário da SMS, José Alberto Tarifa, alerta para o tratamento precoce da doença antes que ela se intensifique. "A hanseníase tem cura, todo tabu sobre a doença, que no passado era chamada lepra, hoje é ultrapassado. A população só precisa se atentar porque pode conviver de 2 a 7 anos sem sintomas e as chances de cura são maiores com tratamento no estágio inicial. É possível fazer um tratamento humanizado gratuitamente pelo SUS”, afirma Tarifa.
Continua depois da publicidade
O prefeito Aprígio afirma que a saúde é prioridade no seu governo. “O empenho em campanhas como o Janeiro Roxo são importantes para tornar de conhecimento público e tratar precocemente doenças. A manutenção da saúde da população sempre será o nosso foco”, conclui.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade