A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Campanha da pólio entra na reta final e Taboão da Serra tem menos de 50% do público-alvo vacinado

De acordo com a Secretaria de Saúde, apenas 7.543 crianças do município receberam o imunizante

Maria Eduarda Guimarães

28/10/2022 às 16:31  atualizado em 28/10/2022 às 18:23

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite

A vacinação é a única forma de prevenção contra a poliomielite | Thiago Neme/Gazeta de S.Paulo

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite termina na próxima segunda-feira (31) e os índices de cobertura vacinal ainda estão muito baixos em Taboão da Serra. Segundo a secretaria de saúde, apenas 7.543 crianças receberam o imunizante, menos da metade do público-alvo.

Continua depois da publicidade

Em todo país, a campanha de imunização contra a poliomielite começou em agosto. Até agora, poucas cidades atingiram a meta.

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taboão da Serra informou que o município aguarda direcionamento do Ministério da Saúde e do Governo do Estado de São Paulo se haverá mais uma vez a prorrogação da Campanha. As informações foram divulgadas pelo "Portal O Taboanense". 

A doença

Continua depois da publicidade

Poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e em casos graves pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção. Todas as crianças menores de cinco anos devem ser vacinadas.

A Poliomielite é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas doentes e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.

A doença permanece ativa em países como Afeganistão, Nigéria e Paquistão, com registro de 12 casos. Nenhum confirmado nas Américas. 

Continua depois da publicidade

Como resultado da intensificação da vacinação, no Brasil não há circulação de poliovírus selvagem (da poliomielite) desde 1990. E isso fez com que, em 1994, o Brasil obtivesse o certificado de erradicação do poliovírus selvagem autóctone pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados