Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Obra da artista plástica Eva Uviedo abrange todo o muro da EMEI Alberto de Oliveira e foi feita para o projeto Museu de Arte de Rua (MAR)
Continua depois da publicidade
A artista Eva Uviedo em frente ao mural no Cambuci | Nilton Fukuda
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Alberto de Oliveira, no Cambuci, região central de São Paulo, ganhou o painel "Madura", um mural de mais de 300 metros quadrados que toma conta de todo muro externo da instituição de ensino.
Continua depois da publicidade
A obra foi produzida pela artista argentina-brasileira Eva Uviedo para o projeto Museu de Arte de Rua (MAR), da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
Segundo a artista, a obra aborda a importância de preservar e valorizar o conhecimento dos mais velhos, e faz isso a partir da história da árvore-símbolo do bairro, o cambuci. A árvore é conhecido por seu fruto, também chamado de cambuci, e chegou a ser considerada ameaçada de extinção na lista da União Internacional para Conservação da Natureza, e atualmente é difícil de ser encontrada e ganhou uma série de campanhas de revalorização.
"Os painéis retratam a transmissão do conhecimento e a troca de cuidados e respeito entre pessoas de diferentes gerações", explicou Uviedo.
Continua depois da publicidade
Ela também usou a ideia da passagem do tempo como um rio, inspirada pelo córrego que dá o nome à principal artéria do local, a rua do Lavapés. "Busquei passar uma mensagem sobre a importância da colaboração e respeito das crianças para os mais velhos e vice-versa", explicou.
A artista
Eva Uviedo é conhecida por seu trabalho com artes visuais e ilustração - tem dois livros publicados em co-autoria com a escritora Clara Averbuck, além de uma série de publicações infanto-juvenis e de viagem. Também foi responsável pelas artes da turnê Matriz da cantora Pitty.
Continua depois da publicidade
Ela, que costuma explorar sua arte através de diversas técnicas e suportes como aquarela, sumi-e, pintura sobre tela, tecido e porcelana, ao longo de 2022 iniciou um novo processo artístico, utilizando grandes formatos - em especial o muro - como uma das plataformas para sua arte.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade