Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Ar frio favorece um começo de manhã mais gelado na Capital, mas, chuva vai diminuindo neste início de semana
Continua depois da publicidade
Capital deve ter início de semana mais quente, com elevação das temperaturas | Reprodução/ Daisa TJ/ Pexels
Após uma semana de muitas pancadas de chuva e fim de semana instável em todo o estado de São Paulo, a Capital deve ter um início de semana mais quente. No decorrer desta segunda-feira (11/11), o sol predomina e favorece a elevação das temperaturas.
Continua depois da publicidade
Ainda assim, a propagação de uma frente fria muda o tempo, provocando chuvas e declínio de temperaturas no decorrer da semana. O ar frio favorece um começo de manhã mais gelado em São Paulo, mas a chuva diminui neste início de semana. O tempo seco predomina no interior de São Paulo.
De acordo com uma análise do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a região da Grande São Paulo permanece com risco moderado de deslizamentos de terra. As áreas que já experimentaram chuvas acima da média em outubro têm aumento do risco de inundações.
Segundo informações do Climatempo, a chuva mais pesada diminui na região, mas algumas pancadas ainda podem ocorrer devido à umidade ainda elevada no Brasil. A umidade do ar pode ficar abaixo dos 30% no oeste e no sudoeste paulista.
Continua depois da publicidade
A entrada do ar frio de origem polar sobre São Paulo, após a passagem da frente fria, deixa a temperatura agradável nesta semana. A Grande São Paulo pode ter uma leve sensação de frio.
De acordo com informações do Climatempo, a segunda semana de novembro começa com uma frente fria em alto-mar perdendo força, na altura do sul da Bahia, mas ainda ajudando a canalizar a umidade que vem do norte do Brasil até áreas do interior do Nordeste.
Um ciclone bomba deve se formar no mar, próximo ao litoral sul do Brasil, na próxima terça-feira (12/11). A instabilidade aumenta em regiões de alta latitude, onde massas de ar muito frias encontram massas de ar mais quentes, criando uma forte pressão que intensifica o ciclone rapidamente.
Continua depois da publicidade
Embora o ciclone bomba se forme no oceano e deva se manter longe da costa, a expectativa é de ventos fortes e tempestades nas regiões litorâneas e nas áreas mais elevadas do sul do País.
Ainda conforme o Inmet, regiões de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, leste de Minas Gerais, estados do Centro-Oeste, Rondônia, sul do Amazonas, sul do Pará e Tocantins estão sob alerta para chuvas intensas e ventos de até 100 km/h, classificados em nível 'laranja' de perigo.
Segundo a previsão do Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas de São Paulo, a terça-feira (12/11) deve começar com sol e temperaturas em rápida elevação, mas entre o final da tarde e o decorrer da noite a aproximação da frente fria deve causar aumento de nebulosidade e rajadas moderadas de vento.
Continua depois da publicidade
Na quarta-feira (13/11) a propagação da frente fria pelo litoral paulista deixa o tempo nublado e chuvoso, além de causar declínio das temperaturas. As chuvas variam de moderada a forte no decorrer do dia, elevam o potencial para a formação de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de terra na Grande São Paulo.
Confira as mínimas e máximas para os próximos dias na capital paulista:
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade