Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Há previsão de mais uma onda de calor intenso nos próximos dias | Paulo Pinto/Agencia Brasil
A manhã de segunda-feira (10/2) terminou com céu claro, sol, sensação de calor e sem chuvas na cidade de São Paulo. Os próximos dias devem registrar altas temperaturas, e, em média, os termômetros devem marcar até 31°C nas próximas horas.
Continua depois da publicidade
Entre o meio e o fim da tarde, há previsão de pancadas isoladas de chuva, que podem ter forte intensidade, devido à combinação do forte calor e à infiltração da brisa marítima.
A Defesa Civil de São Paulo faz um alerta para altas temperaturas na capital paulista. Nessas situações, é recomendável beber muita água, suspender exercícios físicos entre 11h e 16h e usar protetor solar.
Com a previsão de chegada de mais uma onda de calor intenso nos próximos dias, a Prefeitura de São Paulo vai ativar as 10 tendas da Operação Altas Temperaturas (OAT) a partir das 10h de terça-feira (11/2), aumentando os cuidados e a rede de proteção e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Continua depois da publicidade
A Operação Altas Temperaturas é uma ação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) que atende a população em 10 tendas montadas em pontos estratégicos da cidade e acolhe qualquer pessoa que queira um abrigo com temperatura amena para descansar e se hidratar.
Além de descansar, os cidadãos têm acesso à água e, se quiserem, chás, sucos gelados e frutas.
Veja onde estarão as tendas da ação:
Continua depois da publicidade
No ano passado, a Prefeitura de São Paulo também abriu dez tendas com água, sucos, chás e frutas, nas cinco regiões da capital com o objetivo de prestar auxílio durante a onda de calor prevista para durar.
Os dados do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) Climáticas da Prefeitura de São Paulo mostram que fevereiro acumulou até o momento 117,5 milímetros de chuva, o que corresponde a 53,9% dos 217,8 milímetros esperados para o mês.
Ainda conforme o CGE, a maior temperatura do ano foi registrada em 22 de janeiro, com 33,6°C na cidade. Já a maior máxima absoluta, por local, foi registrada na estação meteorológica da Mooca, na zona leste do Estado, na mesma data, com 35,4°C.
Continua depois da publicidade
As simulações atmosféricas mais recentes indicam que a segunda semana de fevereiro terá predomínio de sol e forte calor.
A terça-feira (11/2) será mais um dia marcado por predomínio de sol, poucas nuvens e previsão de chuva rápida no período da tarde. Os índices de umidade do ar declinam um pouco, com valores mínimos ao redor dos 35%.
Na quarta-feira (12/2) o quadro se repete, ou seja, madrugada com céu nublado e sensação de tempo abafado. Durante a tarde, não se descarta a ocorrência de chuva rápida de forma isolada e com baixo volume pluviométrico.
Continua depois da publicidade
Confira a mínima e a máxima previstas para a capital paulista nos próximos dias:
Mínima: 21°C
Máxima: 32°C
Mínima: 22°C
Máxima: 32°C
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade