A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Calor forte e baixa umidade: veja como fica o tempo em São Paulo

Restante da semana na capital paulista continua seco, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE)

Monise Souza

11/09/2024 às 12:20  atualizado em 11/09/2024 às 19:46

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Calor deve chegar perto dos 40°C no oeste e norte de São Paulo

Calor deve chegar perto dos 40°C no oeste e norte de São Paulo | Rovena Rosa/Agência Brasil

O calorão em São Paulo continua nesta quarta-feira (11/9) e as temperaturas prometem ser ainda mais altas em todas as regiões do país. 

Continua depois da publicidade

O restante da semana na capital paulista continua seco e com a umidade do ar em torno dos 20% em diversas regiões da Capital, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O calor deve chegar perto dos 40°C no oeste e norte do Estado.

Previsão até o fim da semana

A quinta-feira (12) será um dia de tempo seco, com baixa umidade e forte calor desde o amanhecer. Os índices de umidade do ar devem variar entre 19% e 70% no decorrer do dia. Importante se hidratar e para isso saiba como calcular a quantidade ideal de água para beber.

Já a sexta-feira (13) seguirá sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. Temperatura mínima na casa dos 34°C e percentuais de umidade abaixo dos 20%, o ideal é que seja acima de 60%. Saiba o que é e como a umidade do afeta a saúde.

Continua depois da publicidade

Confira as mínimas e as máximas para os próximos dias na capital paulista:

Quinta-feira:

  • Mínima: 19°C
  • Máxima: 34°C

Sexta-feira:

  • Mínima: 19°C
  • Máxima: 34°C

Qualidade do ar

De acordo com boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das 18 estações de monitoramento instaladas na capital paulista, somente duas apresentavam qualidade do ar “moderada”, três registravam o ar como “muito ruim” e outras 11 estão “ruim”. 

São Paulo estava com a pior qualidade do ar pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (9/9). 

Continua depois da publicidade

O forte calor, a baixa umidade do ar e a falta de chuva aumentam o risco de queimadas e incêndios florestais. As imagens de satélite mostram uma densa cortina de fumaça espalhada pelas regiões do Brasil, o que interfere na qualidade do ar, principalmente na dispersão dos poluentes.

Segundo a Defesa Civil, desde a última segunda-feira (9), há oito focos ativos de incêndio e 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas.

Alerta vermelho

Segundo o Climatempo, a onda de calor de setembro de 2020 foi mais severa, mas neste mês poderão ser observadas temperaturas de até 44°C em alguns pontos de Mato Grosso e também de Mato Grosso do Sul.

Continua depois da publicidade

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta terça-feira (10/9) devido à persistência da onda de calor no Brasil, com previsão de “grande perigo” e “risco à saúde”.

O alerta é válido até as 23h59 de sexta-feira (13/9) e vale para todos os estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados