Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Restante da semana na capital paulista continua seco, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE)
Continua depois da publicidade
Calor deve chegar perto dos 40°C no oeste e norte de São Paulo | Rovena Rosa/Agência Brasil
O calorão em São Paulo continua nesta quarta-feira (11/9) e as temperaturas prometem ser ainda mais altas em todas as regiões do país.
Continua depois da publicidade
O restante da semana na capital paulista continua seco e com a umidade do ar em torno dos 20% em diversas regiões da Capital, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O calor deve chegar perto dos 40°C no oeste e norte do Estado.
A quinta-feira (12) será um dia de tempo seco, com baixa umidade e forte calor desde o amanhecer. Os índices de umidade do ar devem variar entre 19% e 70% no decorrer do dia. Importante se hidratar e para isso saiba como calcular a quantidade ideal de água para beber.
Já a sexta-feira (13) seguirá sem previsão de chuva, baixa umidade do ar e calor bem acima do esperado para o mês. Temperatura mínima na casa dos 34°C e percentuais de umidade abaixo dos 20%, o ideal é que seja acima de 60%. Saiba o que é e como a umidade do afeta a saúde.
Continua depois da publicidade
Confira as mínimas e as máximas para os próximos dias na capital paulista:
De acordo com boletim da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), das 18 estações de monitoramento instaladas na capital paulista, somente duas apresentavam qualidade do ar “moderada”, três registravam o ar como “muito ruim” e outras 11 estão “ruim”.
São Paulo estava com a pior qualidade do ar pelo segundo dia consecutivo, nesta terça-feira (9/9).
Continua depois da publicidade
O forte calor, a baixa umidade do ar e a falta de chuva aumentam o risco de queimadas e incêndios florestais. As imagens de satélite mostram uma densa cortina de fumaça espalhada pelas regiões do Brasil, o que interfere na qualidade do ar, principalmente na dispersão dos poluentes.
Segundo a Defesa Civil, desde a última segunda-feira (9), há oito focos ativos de incêndio e 48 municípios estão em alerta máximo para queimadas.
Segundo o Climatempo, a onda de calor de setembro de 2020 foi mais severa, mas neste mês poderão ser observadas temperaturas de até 44°C em alguns pontos de Mato Grosso e também de Mato Grosso do Sul.
Continua depois da publicidade
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho nesta terça-feira (10/9) devido à persistência da onda de calor no Brasil, com previsão de “grande perigo” e “risco à saúde”.
O alerta é válido até as 23h59 de sexta-feira (13/9) e vale para todos os estados das regiões Norte, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade