A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 22 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Caixão simples e enterro fora do Vaticano; saiba como será o funeral de nove dias do Papa

Sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo ao desejo do pontífice

Isabela Alves

22/04/2025 às 11:06  atualizado em 22/04/2025 às 11:18

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Papa Francisco deixa legado de humildade, proteção ao meio ambiente e pedido de paz no mundo

Papa Francisco deixa legado de humildade, proteção ao meio ambiente e pedido de paz no mundo | Vaticano

A morte do papa Francisco na segunda-feira (21/4) comoveu fiéis e admiradores de todo o mundo. Agora, o Vaticano deu início à organização do funeral que irá durar nove dias até o sepultamento do pontífice que morreu, aos 88 anos.

Continua depois da publicidade

No ano passado, Francisco revisou diversos ritos e pediu que o seu funeral fosse mais simples para enfatizar o papel humilde do papa como pastor e não como chefe de Estado.

“O sepulcro deve estar na terra; simples, sem ornamentos especiais, e com a única inscrição: Franciscus”, pediu o pontífice no testamento (leia o texto na íntegra no fim da página). 

O papa estará vestido com uma simples batina branca e vestes vermelhas, cor tradicional para funerais papais, representando o martírio e a realeza.

Continua depois da publicidade

O corpo dele será colocado em um caixão de madeira simples e levado em procissão até a Basílica de São Pedro, onde os fiéis poderão se despedir durante três dias. A expectativa é que o velório comece na quarta (23/4).

O sepultamento será na Basílica de Santa Maria Maggiore, em Roma, atendendo o desejo do pontífice. A última vez que isso aconteceu foi em 1903, com o enterro do papa Leão XIII.

Para organizar a cerimônia, o Vaticano seguirá o livro “Ordo Exsequiarum Romani Pontificis” (ritos funerais para um pontífice romano), que contém indicações para a liturgia e as orações das cerimônias do enterro do Papa.

Continua depois da publicidade

Segundo o boletim divulgado pelo Vaticano, um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível, levou à morte do líder da igreja católica.

Conheça a trajetória do primeiro pontífice latino-americano,

Leia na íntegra o testamento publicado em 29 de junho de 2022:

Sentindo que se aproxima o ocaso da minha vida terrena e com viva esperança na Vida Eterna, desejo expressar minha vontade testamentária apenas quanto ao local da minha sepultura.

Continua depois da publicidade

Confiei sempre minha vida e meu ministério sacerdotal e episcopal à Mãe de Nosso Senhor, Maria Santíssima. Por isso, peço que meus restos mortais repousem, à espera do dia da ressurreição, na Basílica Papal de Santa Maria Maior.

Desejo que minha última viagem terrena termine neste antigo santuário mariano, ao qual recorri em oração no início e no final de cada Viagem Apostólica, para confiar com fé minhas intenções à Mãe Imaculada e agradecer por seus cuidados maternos e dóceis.

Peço que se prepare meu túmulo no nicho da nave lateral, entre a Capela Paulina (Capela da Salus Populi Romani) e a Capela Sforza, na referida Basílica Papal, conforme indicado no anexo.

Continua depois da publicidade

O túmulo deve estar no chão; ser simples, sem decoração especial, e conter apenas a inscrição: Franciscus.

As despesas com os preparativos do meu enterro serão cobertas com a soma deixada pelo benfeitor que determinei, a qual será transferida à Basílica Papal de Santa Maria Maior. Para isso, deixei as devidas instruções ao arcebispo Rolandas Makrickas, comissário extraordinário do Capítulo Liberiano.

Que o Senhor conceda justa recompensa a quem me amou e continuará a rezar por mim. O sofrimento que marcou a parte final da minha vida ofereci ao Senhor pela paz no mundo e pela fraternidade entre os povos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados