A+

A-

Alternar Contraste

Terça, 11 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

BRT Campinas: saiba o que falta para entrega do sistema

Segundo a administração municipal, toda a fase de já obras foi encerrada

Yasmin Gomes

10/02/2025 às 18:03  atualizado em 10/02/2025 às 18:04

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Estação do terminal Campo Grande do BRT Campinas foi entregue na última sexta-feira (7/2)

Estação do terminal Campo Grande do BRT Campinas foi entregue na última sexta-feira (7/2) | Divulgação/Emdec

A estação do terminal Campo Grande do BRT Campinas, no interior de São Paulo, foi entregue na última sexta-feira (7/2). Para a conclusão total do sistema, a prefeitura ainda tem missões a cumprir.

Continua depois da publicidade

Segundo a administração municipal, toda a fase de já obras foi encerrada, no entanto, ainda restam os terminais Vida Nova e Ouro Verde, ambos no corredor Ouro Verde, para serem entregues.

Em Santo André, no ABC Paulista, a primeira fase das obras foi entregue em janeiro. Veja fotos.

Há, também, a necessidade de realizar a licitação, colocada como prioridade pelo prefeito Dário Saadi (Republicanos), do transporte público para contratar novos ônibus adaptados às estações.

Continua depois da publicidade

Durante a cerimônia de inauguração da estação BRT Parque das Bandeiras / Ipaussurama, o prefeito falou que o Terminal Ouro Verde será inaugurado após o aceite oficial da obra que vai permitir a colocação das catracas e validadores.

Próximos passos

Segundo a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), em etapas futuras o Corredor Central e o Terminal Central devem passar por obras de infraestrutura para permitir a operação do BRT nestes espaços.

Elas devem ser realizadas a partir da parceria entre prefeitura e o Governo Federal assinada em novembro de 2024. Dentre as obras, deve ser instalado:

Continua depois da publicidade

  • Um piso de concreto nos 4,1 km de extensão do “Rótula”;
  • Quatro estações BRT, com piso alto;
  • Adequação do Terminal Central (cinco plataformas piso alto).

Linhas atendidas

Quatro linhas do BRT Campo Grande operam na estação: as paradoras BRT20 e BRT25 e as semiexpressas BRT21 e BRT26. O acesso dos usuários à estação deve ser feito pelas catracas eletrônicas, por meio de bilhete único ou QR code.

Os usuários que precisam seguir diretamente para o Centro contam com as linhas semiexpressas BRT21 e BRT26. Com menos paradas, o deslocamento promete ser mais rápido, e circulam de segunda a sexta-feira, nos horários de pico (4h45 às 9h; 15h30 às 19h30):

  • BRT21 parte do Terminal Campo Grande e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a seis estações. Tem intervalos de 12 minutos durante o dia e de 9 minutos à noite.
  • BRT26 parte do Satélite Íris e vai até o Terminal Mercado, atendendo agora a cinco estações no percurso, com intervalos de 20 minutos.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados