Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Cientistas afirmam que a tendência é que o mundo continue a esquentar, caso as emissões de gases do efeito estufa continuem aceleradas
Continua depois da publicidade
Nasa mapeou cinco regiões do planeta onde o calor pode tornar inabitável em um período de 50 anos | Reprodução/INPE
Um estudo da Agência Espacial Americana (Nasa) mapeou cinco regiões do planeta onde o calor pode tornar impossível a sobrevivência humana em um período de 50 anos. A pesquisa inclui o Centro-Oeste, Nordeste, Norte e o Sudeste do Brasil como lugares que podem se tornar inabitáveis nas próximas décadas.
Continua depois da publicidade
O alerta veio de um estudo integrado por Colin Raymond, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. O trabalho analisou os extremos de calor e umidade e foi publicado na revista científica Science Advances.
Segundo o estudo, o desmatamento e o consumo irresponsável de recursos naturais podem provocar uma aceleração no aumento da temperatura, o que pode deixar o País inabitável nas próximas décadas.
Algumas regiões brasileiras poderão registar temperaturas de bulbo úmido superiores a 35ºC até 2070. Isto significa que, o calor e a umidade poderão atingir níveis perigosos para a saúde humana, mesmo para pessoas saudáveis.
Continua depois da publicidade
O corpo consegue se manter suando a 45ºC com 20% de umidade. Porém, se a umidade passar de 40%, essa combinação pode ser fatal, pois a capacidade de suar e eliminar o calor diminui. Não se sabe quase nada sobre como as pessoas podem se adaptar à exposição de temperaturas assim por vários dias.
Há alguns anos, se considerava quase impossível que essa temperatura de bulbo úmido fosse atingida. No entanto, o estudo mostrou que desde 2005 isso acontece em alguns lugares do Golfo Pérsico e do Paquistão.
Ainda de acordo com o estudo, com a tendência da continuação do aquecimento, essas temperaturas extremas vão se tornar progressivamente mais elevadas e frequentes ao longo das próximas décadas.
Continua depois da publicidade
Segundo o estudo as regiões mais afetadas ao redor do mundo são:
O aumento da temperatura é uma das principais consequências das mudanças climáticas. Os cientistas afirmam que a tendência é que o mundo continue a esquentar, caso as emissões de gases do efeito estufa continuem em ritmo acelerado. Ondas de calor já têm se tornado mais frequentes e severas.
Os impactos do aquecimento global em nosso planeta podem ser diversos. Segundo os estudos, as consequências são graves e afetam vários aspectos da vida na Terra. Veja quais são eles:
Continua depois da publicidade
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade