A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

'Brasil precisa de infraestrutura resiliente diante de desastres naturais', afirma engenheiro civil

Ricardo de Carvalho, COO da DMR Construction, ressalta que País enfrenta desafios em lidar com eventos naturais

Matheus Herbert

06/06/2024 às 15:35  atualizado em 06/06/2024 às 15:49

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
A tragédia climática no Rio Grande do Sul deixou mais de 530 mil desalojados

A tragédia climática no Rio Grande do Sul deixou mais de 530 mil desalojados | Gustavo Mansur/Palácio Piratini

A sequência de desastres naturais que assola o Brasil acende um alerta: a necessidade imperativa de construir infraestruturas mais resilientes. Segundo o engenheiro civil Ricardo de Carvalho Moraes, COO da DMR Construction, a situação atual exige investimentos imediatos em medidas de mitigação e proteção das comunidades.

Continua depois da publicidade

"A tragédia climática no Rio Grande do Sul, com mais de 150 mortes e 530 mil desalojados, é um lembrete cruel dos desafios que enfrentamos", declara Ricardo. "É muito importante construirmos infraestruturas que resistam a esses eventos e protejam nossas comunidades".

Com mais de dez anos de experiência no ramo e formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Ricardo destaca a complexidade de prever a demanda futura de infraestrutura. "Ao construirmos estruturas com décadas de vida útil, é essencial considerar a evolução das condições ambientais e das necessidades da comunidade ao longo do tempo", explica.

"Um dos principais obstáculos é a incerteza", ressalta Ricardo. "Dados e modelos atuais podem não refletir completamente a realidade daqui a 50 ou 100 anos, devido a mudanças climáticas, uso da terra e recursos hídricos."

Continua depois da publicidade

Diante desse cenário, Ricardo defende a flexibilidade e adaptabilidade nos projetos de infraestrutura. "Precisamos desenvolver estratégias e tecnologias que permitam ajustar e fortalecer nossas construções à medida que as necessidades mudam", afirma.


 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados