Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Em uma fase inicial, equipamento servirá para testes técnicos e validar procedimentos operacionais
Continua depois da publicidade
Foguete VS30 V15 | Divulgação/FAB
A Força Aérea Brasileira (FAB) anunciou, nesta quarta-feira (20/11), que realizará o lançamento de um foguete de sondagem espacial a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
Continua depois da publicidade
A iniciativa integra a Operação Potiguar, que visa consolidar o Brasil como referência em missões espaciais e ampliar sua capacidade na área.
O lançamento está agendado para a sexta-feira (29/11) e será conduzido pelo CLBI, subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA).
Na etapa inicial, o foguete do modelo VS30 V15, com oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido, será enviado para testes técnicos e validação de procedimentos no centro.
Continua depois da publicidade
A operação tem como objetivo capacitar as equipes do centro e verificar o desempenho de veículos e cargas úteis. Assim, será possível, por exemplo, lançar experimentos e coletar dados necessários para as operações.
Já a segunda fase está programada para o segundo semestre de 2025 e trará um novo lançamento do mesmo modelo de foguete.
Além disso, a etapa incluirá a validação do sistema de recuperação da parte superior do veículo. E será possível embarcar experimentos científicos, ampliando o escopo da operação.
Continua depois da publicidade
Veja também quem é Jared Isaacman, o primeiro civil a caminhar no espaço.
Fundado em 1965, o CLBI foi responsável pelo primeiro lançamento de foguete no Brasil e, desde então, já realizou mais de 3 mil disparos em 717 operações. Apesar disso, o centro vinha se concentrando, nos últimos anos, em atividades de rastreamento.
Com a Operação Potiguar, a FAB busca revitalizar o envio de foguetes suborbitais a partir do Rio Grande do Norte, fortalecendo a infraestrutura nacional para atender à demanda por lançamentos espaciais.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade