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Bonde São Paulo pode sair do papel e ter novidades ainda neste ano; entenda

Projeto prevê duas linhas de VLTs no centro da capital paulista, para melhorar a mobilidade e revalorizar a região

Bruno Hoffmann

26/02/2025 às 18:10

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Imagem ilustrativa do Bonde São Paulo passando sob o viaduto Santa Ifigênia

Imagem ilustrativa do Bonde São Paulo passando sob o viaduto Santa Ifigênia | Divulgação/PMSP

A Prefeitura de São Paulo revelou que pretende anunciar novos estudos e projetos técnicos do Bonde São Paulo ainda no primeiro semestre de 2025. A informação foi confirmada para a Gazeta pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento nesta quarta (26/2).

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O projeto prevê duas linhas de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no centro da cidade, como uma forma de melhorar a mobilidade e revalorizar a região.

Segundo a prefeitura, a secretaria contratou a SP Urbanismo para desenvolver projetos técnicos. Parte já foi concluída.

A expectativa é que a modelagem do projeto, investimentos e custos de implantação sejam definidos após o fim dos estudos.

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Já a Secretaria Executiva de Desestatização e Parcerias (SEDP) recebeu um estudo da Global Ace Participações e Investimentos, via Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), sobre a viabilidade de uma parceria para implantação, operação e manutenção do VLT.

O conteúdo só poderá ser divulgado após eventual publicação do edital de licitação, informou a gestão Ricardo Nunes (MDB).

VLTs no centro

A prefeitura anunciou no fim de 2023 um plano para criar duas linhas de VLTs no centro da cidade, aos moldes das que já existem no Rio de Janeiro.

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O projeto paulistano já tem até nome: Bonde São Paulo. O objetivo principal é o de revalorizar o centro.

Os estudos preliminares indicam uma rede de aproximadamente 12 quilômetros, distribuída em duas linhas que conectariam cinco terminais de ônibus, nove estações de metrô e duas da CPTM.

Nunes pretendia começar as obras em 2024, o que não aconteceu. A intenção é que os bondes estejam em operação até 2028.

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