Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Obras em espaços destinados a eventos na Cidade postergaram os shows da temporada; a informação é do prefeito Caio Matheus em entrevista ao Diário do Litoral
Continua depois da publicidade
Eventos serão retomados a partir da inauguração do Centro de Eventos e Exposições e do novo Parque Tupiniquins | Divulgação
O famoso festival "O Verão É Show", de Bertioga, não deve acontecer nesta temporada. A informação é do prefeito Caio Matheus, que esteve na redação do Diário do Litoral. O motivo: a reforma de dois grandes espaços que recebem eventos culturais na Cidade.
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
"Estamos com dois mega empreendimentos em execução. Um na entrada da Cidade, com investimento de mais de R$ 70 milhões, que é o Centro de Eventos e Exposições de Bertioga. É um espaço para quase 15 mil pessoas. É neste local, onde a gente está construindo esta arena de eventos, que sempre fizemos grandes eventos. O outro espaço é o Parque Tupiniquins, que também está em obras", explica o chefe do Executivo.
Segundo o prefeito, o festival deve ser postergado para o segundo semestre de 2024. "A gente está construindo algo fabuloso e que vai encher os olhos não só dos bertioguenses, mas também dos veranistas e turistas. Em virtude disso, estamos redesenhando o calendário de eventos de janeiro até julho, que é o prazo para a gente terminar essas obras. Em breve vamos divulgar o calendário novo", explica Matheus.
Continua depois da publicidade
A Festa Indígena - um dos eventos mais esperados da Cidade - já deve acontecer no novo Parque Tupiniquins.
"Nós devemos retomar a realização destes grandes eventos a partir da inauguração do Centro de Eventos e Exposições e do novo Parque Tupiniquins. Um deve ser a partir de fevereiro, que é o Parque Tupiniquins, entregue e finalizado; e o outro, o Centro de Exposições, deve ser entregue entre julho e julho", garante o prefeito.
PARQUE TUPINIQUINS.
Continua depois da publicidade
Visando proporcionar maior conforto para os visitantes do Forte São João – 1ª fortaleza do Brasil, a Prefeitura executa uma série de intervenções no Parque dos Tupiniquins, na orla do Canal de Bertioga. Os serviços envolvem melhorias na acessibilidade por todo o parque e a instalação de um elevador para o piso superior do forte.
O elevador é inclusive uma das exigências para a fortaleza ser elevada à condição de patrimônio pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – Unesco, na sigla em inglês. Vale ressaltar que desde 1940 o Forte São João integra a lista de tombamentos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.
Além do elevador serão construídas uma série de passarelas e decks suspensos em madeira plástica em área de 3.500 m² por todo o parque, melhorias que, além do apelo visual, vão facilitar o deslocamento de pessoas com dificuldade de locomoção e cadeirantes. O projeto prevê, ainda, a construção de banheiros e demais estruturas para realização de eventos.
Continua depois da publicidade
A reforma do Parque dos Tupiniquins integra a primeira fase da reurbanização da orla do canal de Bertioga. Os serviços são executados pela Sabino Comércio e Empreiteira Ltda. com recursos do Departamento de Apoio ao
Desenvolvimento das Estâncias do Estado de São Paulo – Dadetur na ordem de R$ 7.195.355,44. A conclusão é prevista para o segundo semestre de 2024.
CENTRO DE EVENTOS E EXPOSIÇÕES.
Continua depois da publicidade
Uma moderna e equipada arena multiuso, apta a receber diferentes tipos de eventos e convenções, está em construção no terreno onde acontecem os shows na entrada de Bertioga.
A área mede 27 mil m² e passará inicialmente por ações de terraplanagem, drenagem e demais movimentação de terra. Tudo isso para prepará-la para receber a estrutura definitiva da Arena Bertioga. O projeto contempla 22 mil m² de piso; 5 mil m² de área coberta; 3,2 mil m² de jardim; 1,2 mil m² de área para playground; bilheteria; guarita para controle de acesso; e fechamento total da área com gradil para controle de acesso.
Em outro trecho, dentro dos 27 mil m², será construído um teatro a ser licitado na segunda fase do projeto. Outra novidade é a construção de um trecho da marginal paralela à rodovia Rio Santos – SP 55, a fim de permitir acesso ao portão principal da arena e outros serviços.
Continua depois da publicidade
A utilização visa inverter o ciclo de locações de estruturas para eventos públicos, beneficiando a prefeitura com a redução de despesas com a iniciativa privada, que, por sua vez, poderá pagar para utilizar o amplo espaço agora em obras. A expectativa é aquecer ainda mais o trade turístico do município com a realização de shows, eventos corporativos, competições esportivas e demais práticas o ano todo.
A Arena Bertioga ficará ao lado do receptivo turístico e do Portal de Bertioga, concluídos há pouco mais de dois anos, no bairro Albatroz. Os serviços são executados pela Terracom Construções e a previsão de entrega é para o segundo semestre de 2024.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade