A+

A-

Alternar Contraste

Sexta, 22 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

10 fatos que acontecem com o corpo de quem para de fumar

No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano estão ligadas ao consumo de tabaco, segundo o Ministério da Saúde

22/08/2022 às 09:12  atualizado em 22/08/2022 às 12:07

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Alguns benefícios podem ser observados no organismo do ex-fumante dentro de 20 minutos

Alguns benefícios podem ser observados no organismo do ex-fumante dentro de 20 minutos | Marcos Santos/USP Imagens

O tabagismo está associado à dependência física da nicotina pelo corpo e pode causar cerca de 50 doenças distintas, como enfisema pulmonar, câncer de pulmão e doenças cardiovasculares, como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral.

Continua depois da publicidade

No Brasil, mais de 160 mil mortes por ano estão ligadas ao consumo de tabaco, de acordo com o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde. Mas quem para de fumar pode obter benefícios importantes para a saúde.

Conheça 10 fatos que ocorrem com o corpo de quem decide parar de fumar, segundo informações da coluna Viva bem, do "Uol":

  1. A pressão arterial é estabilizada, passando a trabalhar regularmente. A frequência cardíaca do pulso, também volta ao normal. Tudo isso ocorre após somente vinte minutos do momento em que a pessoa para de fumar.
  2. Cerca de duas horas após se abster do cigarro, a pessoa tem seu sangue limpo da nicotina. A substância deixa de circular no sangue.
  3. O corpo do paciente terá o nível de oxigênio normalizado. O monóxido de carbono do sangue voltará a níveis regulares após oito horas sem cigarro por perto.
  4. Um dia depois, os brônquios iniciam a limpeza dos resíduos deixados pelos cigarros e os pulmões começam a funcionar melhor.
  5. Comer passará a ser uma atividade mais prazerosa, uma vez que os cheiros começam a ser sentidos de forma melhor e o paladar é estabilizado após 48 horas sem fumo.
  6. Com o tempo o corpo responde melhor às atividades físicas. Caminhar se torna mais fácil após 2 ou 12 semanas e a função pulmonar é melhorada em até 30%, assim como a função cardíaca.
  7. Depois de um ano o risco de males vasculares, como infarto, tem queda de 50%.
  8. A pessoa terá, em cinco anos, menor risco de AVC, infarto do miocárdio, morte por ataque cardíaco entre outras preocupações, que passam a ficar mais distantes.
  9. Dez anos depois, na nova vida do ex-fumante, a possibilidade de sofrer um infarto será igual a de uma pessoa que nunca fumou. Doenças como câncer de pâncreas, boca, rim e outros terão risco menor.
  10. O risco de desenvolver câncer de pulmão, um dos maiores pesadelos dos fumantes, é igualado ao de uma pessoa que nunca fumou, após quinze anos sem cigarro.

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento gratuito para quem quiser parar de fumar. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados