Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Pesquisa da Fundação Seade revela quais distritos da cidade de São Paulo mais tiveram queda e crescimento populacional entre 2010 e 2022
Continua depois da publicidade
Memorial da América Latina, na Barra Funda, zona oeste de São Paulo | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Uma pesquisa da Fundação Seade revelou que os distritos da cidade de São Paulo que mais tiveram queda populacional entre 2010 e 2022 estão localizados no centro expandido e nas regiões norte e leste. Já os maiores valores se encontram principalmente ao sul e oeste da Capital.
Continua depois da publicidade
Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias
O levantamento “Mudanças no crescimento populacional da capital” foi feito com base nos resultados do Censo Demográfico de 2022.
No período apenas quatro distritos registraram taxas superiores a 2% de aumento populacional, com Barra Funda apresentando a mais elevada (7,3%). Na sequência aparecem Marsilac (2,8%), Vila Andrade e Brás (ambos com 2,4%).
Continua depois da publicidade
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Por outro lado, quase metade dos distritos da capital paulista (46 dos 96) registraram perda populacional, número bem superior se comparado com os 19 distritos que apresentaram essa situação na década anterior (entre os anos de 2000 e 2010).
Em relação à densidade demográfica, que permite avaliar a concentração da população no território paulistano, verifica-se que a composição quase não tem se alterado nos últimos anos, sendo que os maiores índices estão em distritos das áreas centrais e leste, enquanto os menores ocorrem ao sul e norte da Capital.
Continua depois da publicidade
No distrito de Marsilac, por exemplo, esse índice é de 55,15 hab./km², enquanto na República o número é bem superior, de 26.130,08 hab./km².
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade