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Cotidiano

Balsas de São Paulo vão substituir diesel por propulsão elétrica

Novas embarcações irão operar em locais onde a infraestrutura e a operação permitirem

Lucas Souza

14/01/2025 às 20:30

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Ao todo, 48 balsas entrarão em operação até o sexto ano do contrato de parceria público-privada (PPP)

Ao todo, 48 balsas entrarão em operação até o sexto ano do contrato de parceria público-privada (PPP) | Divulgação/Governo de SP

O projeto de concessão das travessias em São Paulo propõe a troca de balsas movidas a diesel por embarcações movidas a propulsão elétrica.

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Ao todo, 48 balsas entrarão em operação até o sexto ano do contrato de parceria público-privada (PPP), sendo que os serviços devem ser assumidos a partir de 2026.

Segundo a concessão, 44 novas embarcações e quatro novos conjuntos de balsas-empurradores entrarão em operação em 14 travessias de São Paulo.

As novas balsas irão operar em locais onde a infraestrutura e a operação permitirem, abrangendo cinco regiões do Estado.

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  • Litoral norte: São Sebastião-Ilhabela
  • Litoral centro: Santos-Vicente Carvalho, Santos-Guarujá, Bertioga-Guarujá
  • Litoral sul: Cananéia-Continente, Cananéia-Ilha Comprida, Cananéia-Ariri, Iguape-Juréia
  • Região Metropolitana de São Paulo: Bororé-Grajaú, Taquecetuba-Bororé e João Basso-Taquecetuba
  • Paraibuna: Porto Paraitinga, Porto Natividade da Serra e Porto Varginha

Atualmente, o sistema de balsas atende a 10 milhões de veículos e 11 milhões de passageiros, segundo o Governo do Estado. Em 2023, o Governo anunciou o investimento de R$ 243 milhões no sistema de balsas.

Com o modelo de concessão por PPP, as travessias de maior demanda terão balsas grandes, enquanto as travessias de menor demanda terão embarcações menores, capazes de operar com maior frequência.

Leilão

O leilão da concessão, que prevê investimento de R$ 1 bilhão, deve acontecer no segundo semestre de 2025, junto com a assinatura do contrato.

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A publicação do edital ocorrerá antes, no primeiro semestre do mesmo ano. Para mais informações acesse o site.

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