A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 15 Janeiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Baixada reforça segurança em escolas da região

Cidades da região aumentaram a segurança nas escolas após ataque em Suzano

20/03/2019 às 01:00

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Em Santos, a Guarda Civil Municipal disse que intensificou o patrulhamento preventivo nas unidades municipais de ensino

Em Santos, a Guarda Civil Municipal disse que intensificou o patrulhamento preventivo nas unidades municipais de ensino | /Nair Bueno/DL

Após o ataque a tiros na escola de Suzano, na Grande São Paulo, na última quarta-feira (13), que deixou dez mortos, a Baixada Santista reforçou a segurança nas escolas.

Continua depois da publicidade

Em Peruíbe, um vídeo que circulou domingo em redes sociais sobre suposta ameaça a alunos de escolas públicas e particulares levou pânico à população. Foi intensificado o patrulhamento nas escolas municipais e as rondas.

Em Santos, a Guarda Civil Municipal disse que intensificou o patrulhamento preventivo nas unidades municipais de ensino, visando assim a segurança dos alunos e funcionários. A Secretaria de Educação esclarece que as unidades estão realizando rodas de conversa e abrindo espaço para o diálogo com os estudantes para que eles se expressem e se acalmem.

Em Guarujá, a prefeitura informou que a Guarda Civil Municipal já realiza, periodicamente, ronda escolar nos próprios educacionais, e dentro das escolas, a prefeitura possui o guarda patrimonial, além de câmeras de monitoramento.

Continua depois da publicidade

Cubatão não possui guarda municipal. Atualmente todas as escolas públicas da contam com vigilantes ou controladores de acesso e a Ronda Escolar da PM. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, está em fase de elaboração o projeto para ser licitado do sistema de videomonitoramento, que será implantado em todos os próprios municipais e nas escolas.

Controle.

A Secretaria de Educação de São Vicente disse que as escolas municipais contam com vigilantes no controle de acesso às unidades. Os horários de entrada são pré-determinados e o atendimento nas secretarias é feito separadamente da área interna, onde ficam alunos e professores. No caso da Educação Infantil, há uma relação com os nomes dos pais ou responsáveis autorizados a pegar as crianças ao término da aula.

Continua depois da publicidade

A prefeitura informa, ainda, que a ronda escolar atua de forma preventiva, com unidade na Área Insular e na Área Continental. O trabalho é em conjunto com diretores da rede municipal, que, identificando qualquer alteração na rotina escolar, aciona a
corporação.

Em Itanhaém, o município realizou uma seletiva para a função de Guarda Patrimonial que está em fase conclusiva. Os profissionais irão atuar nos períodos diurno e noturno nas escolas municipais. Durante o período de aula, a recomendação é para que as escolas fiquem com os portões trancados. Além disso, todas as unidades escolares do município possuem alarmes com ativação noturna A Prefeitura de Praia Grande disse que a Guarda Civil realiza rondas diariamente pelas escolas do município, não tendo sido necessário intensificar esse tipo de ação. Além disso, quando há comunicado de algum problema específico em alguma unidade, são destacadas equipes para prestar apoio nos horários de entrada e saída da referida escola.

A Secretaria de Segurança e Cidadania informa que toda a conduta dos GCMs está sendo revisada e intensificada para melhor adequar as rondas escolares, além de melhorar a inteligência policial para agir de forma rápida.
(Glauco Braga/DL)

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados