A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 16 Abril 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Praia do litoral de SP ameaçada por avanço do mar mobiliza força-tarefa

Fenômeno na Barra do Una, no litoral sul de São Paulo, provoca a perda de áreas de praia, impacta a vegetação de restinga e ameaça casas e edificações próximas

Lucas Souza

09/04/2025 às 11:20  atualizado em 09/04/2025 às 13:21

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Governo do Estado construirá proteção de 200 metros de extensão na Barra do Una

Governo do Estado construirá proteção de 200 metros de extensão na Barra do Una | Divulgação/Semil

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS), na Barra do Una, no litoral de São Paulo, vem sofrendo com o avanço do mar. Para conter o problema, o Governo do Estado construirá uma proteção de 200 metros de extensão no local.

Continua depois da publicidade

O processo de construção será dividido em etapas. A primeira prevê a construção de uma barreira de pedras com até três metros de altura.

Erosão na Barra do Una

A erosão costeira é um fenômeno natural que ocorre em áreas litorâneas e afeta o litoral sul do estado de São Paulo. O avanço do mar provoca a perda de áreas de praia, impacta a vegetação de restinga e ameaça casas e edificações próximas.

Segundo pesquisadores, o principal fator da erosão em Barra do Una foi a migração da foz do Rio Una do Prelado em direção ao norte, lembrando que barras de rios são dinâmicas e estão em constante mudança.

Continua depois da publicidade

Além disso, a ocorrência de eventos climáticos extremos nos últimos anos intensifica o processo erosivo em um trecho da praia.

Outro fator que contribui para o avanço do mar é o derretimento das geleiras, que eleva o nível da água no oceano e já afeta sete praias e cidades brasileiras.

Plano para mudanças

Em Barra do Una, são estudadas as melhores medidas para restaurar a condição natural de escoamento do Rio Una, que foi alterado pelas mudanças climáticas.

Continua depois da publicidade

A Fundação Florestal oferece todo o apoio à comunidade tradicional e, após as intervenções, irá promover a restauração da restinga.

A Prefeitura de Peruíbe alocou materiais rígidos para conter o avanço do mar e continuará com a manutenção da estrutura do local. A Defesa Civil fará o monitoramento constante da situação.

Segundo o Governo do Estado, a obra integra o Plano de Adaptação e Resiliência Climática da Semil, que prevê ações voltadas à proteção de zonas costeiras.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados