Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Iniciativa celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que acontece até o próximo dia 7 agosto
Continua depois da publicidade
Autarquia de Saúde promove palestras de incentivo à amamentação | Divulgação
A Autarquia Municipal de Saúde de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo, está promovendo palestras de incentivo à amamentação - iniciativa celebra a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), que acontece até o próximo dia 7 de agosto.
Continua depois da publicidade
A primeira palestra ocorreu na USF Jardim Montesano, e contou com a presença das profissionais: Dra. Ana Carolina de Jesus (Dentista); Amanda Marques (Enfermeira Obstetra), e a Nutricionista Miriam Vieira.
A campanha mostra a importância do aleitamento materno e busca incentivar as mulheres a amamentar até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, nos 6 primeiros meses da criança.
A equipe da Atenção Básica já realiza reuniões com os grupos de gestantes e sempre reforça a importância da amamentação. "Amamentar é preciso. Só assim teremos uma geração mais forte e resistente", disse a superintendente de Saúde, Patrícia Nicastro.
Continua depois da publicidade
Taboão da Serra atende mães com dificuldades para amamentar seus bebês
Ainda na região, a Secretaria Municipal de Saúde de Taboão da Serra oferece atendimento gratuito para mães que estão com dificuldades na amamentação. Os encontros acontecem toda sexta-feira, às 7h30, na Unidade Básica de Saúde Clementino, na rua Tsuruki Tsuno, 104, Jardim Clementino.
Os pacientes tanto podem ser encaminhados pelos profissionais da rede municipal de saúde, que durante os atendimentos identificam alguma dificuldade no aleitamento, quanto por demanda espontânea.
Continua depois da publicidade
“O ambulatório deve ser procurado pelos munícipes em qualquer dificuldade na amamentação, seja em questões da mãe, como mamas empedradas, fissuras, humor deprimido ou dores ao amamentar, como também em situações relacionadas ao bebê, como confusão de bico, baixo peso, disfunção oral, frênulo alterado, entre outras situações”, explica a psicóloga Vivian Rocha, do Ambulatório de Aleitamento Materno.
Atendimento
Além da psicóloga, os pacientes do Ambulatório de Aleitamento Materno contam com outras duas profissionais, a odontopediatra Dra. Cristina Pedro e a fonoaudióloga Natalia Freitas de Alexandria Rea.
Continua depois da publicidade
As profissionais realizam alguns procedimentos para evitar o desmame precoce e viabilizar a amamentação, como o teste da linguinha, com o qual verificam se a língua ou o lábio do bebê estão “presos” e impedindo os movimentos necessários para sugar o leite materno. Se houver alteração, é realizada a frenectomia, uma cirurgia que remove o freio lingual ou labial e possibilita a sucção do leite.
O secretário de Saúde, José Alberto Tarifa, ressalta a importância do Ambulatório. “Sabemos que muitos são os fatores para que a amamentação seja um sucesso, mas através do Ambulatório de Aleitamento Materno população de Taboão da Serra tem o apoio e as orientações necessárias para evitar o desmame precoce e garantir que a amamentação aconteça”, afirma.
Serviço
Continua depois da publicidade
Ambulatório de Aleitamento Materno
UBS Clementino – Rua Tsuruki Tsuno, 104, Jardim Clementino
Telefone: (11) 4701-7241
Atendimentos: Toda sexta-feira, às 07h30
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade