Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Quando anunciada pela primeira vez, a obra previa novas estações até Guarulhos; agora, a promessa é de que a linha chegue até a Penha
21/03/2022 às 12:04 atualizado em 21/03/2022 às 15:55
Continua depois da publicidade
Trabalhos no canteiro de obras para a construção da futura estação Vila Formosa da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo | Willian Moreira/Folhapress
Em visita às obras da futura estação Anália Franco, que é parte do projeto de expansão da Linha 2-Verde do Metrô paulista, o governador do Estado, João Doria (PSDB), prometeu que o empreendimento irá gerar 2,2 mil empregos. O projeto que, segundo o Governo, deve beneficiar 1,3 milhão de pessoas, está atrasado desde 2013.
Continua depois da publicidade
“Visitei hoje as obras da estação Anália Franco da Linha 2-Verde do Metrô e só aqui são mais de 2,2 mil empregos gerados. Nossa gestão retomou todas as obras de mobilidade que estavam paradas em São Paulo.", disse o governador, que também é pré-candidato à Presidência nas eleições deste ano.
A ampliação da Linha 2-Verde do Metrô é uma promessa antiga do Governo de São Paulo. O projeto original contava com 27 estações e prometia ligar bairros movimentados da cidade, como a Bela Vista, onde fica a avenida Paulista, com a zona leste e a cidade de Guarulhos, na Grande São Paulo. Atualmente, o projeto prevê a chegada da linha apenas até a estação Penha.
Em setembro de 2020, uma licitação para fornecimento de materiais, equipamentos e montagem de estrutura, entre as estações Alto do Ipiranga e Vila Prudente, foi anulada, o que paralisou os trabalhos. O Tribunal de Contas do Estado considerou a obra como uma das mais caras do governo de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Em fevereiro deste ano, o Metrô divulgou um vídeo mostrando o andamento das obras de algumas estações da linha. Veja abaixo:
Governo não informou prazo para conclusão da obra
No site do Metrô de São Paulo há uma página que trata da expansão da Linha 2 Verde. O conteúdo traz alguns dados e ilustrações sobre o projeto, mas não especifica uma previsão para o término das obras. No mesmo endereço, a companhia informa um telefone para que o cidadão possa ligar e obter informações sobre o projeto. A reportagem da Gazeta tentou contato nos números informados, mas não obteve sucesso.
Continua depois da publicidade
Telefone do Metrô de SP para informações sobre obras da Linha 2-Verde não funciona. Imagem: Reprodução
Números
Continua depois da publicidade
Segundo o governo de São Paulo, uma vez completa conforme as promessas, a Linha 2-Verde terá 22 novos trens, 175 escadas rolantes e 53 elevadores. Em relação às obras, serão 170 mil m² de área construída em novas estações, 870 mil metros cúbicos de concreto, 4,7 milhões de metros cúbicos de escavação de solo e 64 mil toneladas de aço.
Com relação ao prazo estimado para conclusão da obra de expansão da linha, a Reportagem entrou em contato com o Metrô de São Paulo e aguarda posicionamento da empresa.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade