A+

A-

Alternar Contraste

Sábado, 23 Novembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Ataque em escola de SP deixa uma professora morta e três feridas

Professora de 71 anos teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário; aluno que tentou ajudar também foi ferido

Maria Eduarda Guimarães

27/03/2023 às 11:24  atualizado em 28/03/2023 às 13:57

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
O ataque aconteceu na escola estadual Thomazia Montoro, na rua Adolfo Melo Júnior, na zona oeste.

O ataque aconteceu na escola estadual Thomazia Montoro, na rua Adolfo Melo Júnior, na zona oeste. | Fernando Frazão/Agência Brasil

Na manhã desta segunda-feira (27), quatro professoras e um aluno foram esfaqueados dentro da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia, em São Paulo, por um estudante de 13 anos. A docente Elisabete Tenreiro, de 71 anos, teve uma parada cardíaca e morreu no Hospital Universitário, da USP.

Continua depois da publicidade

A polícia havia informado inicialmente que dois alunos tinham sido atingidos. Um deles, porém, foi socorrido em estado de choque, mas sem ferimentos.

A outra criança ferida sofreu um corte no braço e foi levada a um hospital da região. Segundo a mãe de outro aluno, ele tentou salvar uma das professoras e ficou ferido superficialmente.

Uma das professoras foi levada para o Hospital das Clínicas e o outra para o Hospital Bandeirantes.

Continua depois da publicidade

O secretário de Educação, Renato Feder, e o secretário de Segurança Pública, capitão Guilherme Derrite, disseram que as três professoras feridas encontram-se em estado estável.

Imagens feitas pelas câmeras de segurança da escola mostram que adolescente responsável pelo crime usava uma máscara de caveira durante o ataque. 

Em um primeiro vídeo, o adolescente entra correndo em uma sala de aula e parte para cima da professora, que estava de costas, em pé. A docente, que não percebe a aproximação do agressor, é atingida violentamente por diversos golpes nas costas e cai no chão. Alunos entram em desespero e tentam sair da sala. Nesse momento, o agressor passa a tentar golpear os colegas e atinge alguns deles.

Continua depois da publicidade

Um segundo vídeo mostra o adolescente atingindo outra professora. Ele desfere vários golpes na mulher, que está em pé e tenta se proteger com os braços. A docente cai no chão, continua recebendo golpes e é arrastada pelo aluno. Duas mulheres entram na sala e uma delas consegue imobilizar o agressor, enquanto a outra retira a faca das mãos dele.

De acordo com a Polícia Militar, o agressor, um aluno do oitavo ano, foi contido pelos policiais e levado para o 34° DP, onde o caso está sendo registrado. 

Governador e prefeito de SP lamentam ocorrido

Continua depois da publicidade

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lamentou o ocorrido por meio das redes sociais. 

"Não tenho palavras para expressar a minha tristeza com a notícia do ataque a alunos e professores da Escola Estadual Thomazia Montoro, na Vila Sônia. O adolescente de 13 anos já foi apreendido e nossos esforços estão concentrados em socorrer os feridos e acolher os familiares", afirmou.

Tarcísio que cumpre agenda fora do país, iniciou nesta segunda (27) em Londres, na Inglaterra, sua série de compromissos pela Europa, que também incluem Espanha.

Continua depois da publicidade

Também pelas redes sociais, o prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) afirmou que o crime ocorrido na E.E. Thomazia Montoro foi uma grande tragédia.

"Uma tragédia que nos deixa sem palavras para expressar a tristeza do ocorrido na Escola Estadual, na Vila Sônia. As forças de segurança pública e de saúde agiram imediatamente, e continuaremos oferecendo todo o suporte necessário às vítimas e suas famílias", escreveu Nunes.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados