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Cotidiano
Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias
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Cerca de 68 mil objetos foram encontrados em 2024 | Divulgação/CPTM
A central de achados e perdidos da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) recebeu em 2024 cerca de 68,1 mil objetos. Um aumento de 0,21% em relação a 2023, quando foram registrados 68.035 objetos.
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Do total registrado no ano passado, 44.791 itens, ou 65,7%, correspondiam a documentos, enquanto 23.390 itens, ou 34,3%, eram objetos como celulares, guarda-chuvas e outros itens comuns.
Também foram encontrados itens menos usuais, como uma bicicleta, um aspirador de pó e uma cadeira de rodas infantil.
O número de devoluções também foi alto em 2024, com 22.409 objetos devolvidos pela CPTM.
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Segundo a chefe do Departamento de Relacionamento com o Passageiro da companhia, 82% das devoluções ocorreram após a busca do dono pela própria empresa.
Todos os objetos entregues na central ficam armazenados por até 60 dias. É neste período que os empregados atuam para localizar o dono e, quando estes não são encontrados, os itens são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, entidade social mantida pelo governo do Estado.
No caso dos documentos, a maioria é devolvida aos órgãos expedidores, e os cartões de banco são destruídos.
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A Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na estação Palmeiras-Barra Funda (Linha 7-Rubi) e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Atende também pelo 0800 055-0121 ou pelo e-mail [email protected].
Cerca de 30 bilheteiras administradas pela CPTM tiveram o horário de funcionamento alterado, desde o último sábado (1º/2). Confira em quais linhas e estações ocorreu a mudança.
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