A+

A-

Alternar Contraste

Segunda, 24 Fevereiro 2025

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Araraquara recebe Lula para início de obras de prevenção contra enchentes

Segundo os estudos que viabilizaram a obra, esta será a maior ação de infraestrutura da história da cidade

Yasmin Gomes

24/05/2024 às 17:30

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Antes do evento, previsto para às 10h, no Distrito Araraquara (antigo Cear), o presidente visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental

Antes do evento, previsto para às 10h, no Distrito Araraquara (antigo Cear), o presidente visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental | Cláudio Kbene PR

Hoje (24/05) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), participou de uma cerimônia de assinatura de ordem de serviço do início das obras de macrodrenagem e reurbanização de áreas afetadas por enchentes, em Araraquara, 252 quilômetros da capital.

Continua depois da publicidade

A cidade foi a primeira do Brasil a receber uma área ferroviária (e de responsabilidade federal) para obra antienchente. O investimento previsto é de R$ 143 milhões. 

Antes do evento

Antes do evento, previsto para às 10h, no Distrito Araraquara (antigo Cear), o presidente visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Henrique Scabello, para acompanhar uma ação de saúde bucal com os alunos.

Lula estava acompanhado dos ministros Jader Filho (Cidades), Renan Filho (Transportes), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde), Márcio França (Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e do presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira.

Continua depois da publicidade

Contenção de enchentes

Araraquara foi a primeira cidade do Brasil a ter a devolução de uma área ferroviária (e de responsabilidade federal) que não está sendo utilizada. O local fica na região da Via Expressa e terá uma obra de retenção de águas por meio de uma lagoa, essencial para a contenção de enchentes.

Maior infraestrutura da cidade

O investimento previsto é de R$ 143 milhões em recursos do Governo Federal para obras de saneamento integrado nas bacias do Ribeirão do Ouro, Córrego da Servidão, Córrego Capão do Paiva e afluentes.

Segundo os estudos que viabilizaram a obra, esta será a maior ação de infraestrutura da história da cidade. O texto conta com informações do G1.

Continua depois da publicidade

Em 2022, o município foi atingido por fortes chuvas e entrou em estado de emergência. Nove pontos da cidade foram atingidos e a queda de uma ponte deixou seis mortos.

*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados