A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Aquático SP tem um terço do movimento esperado pela Prefeitura

Prefeitura de São Paulo esperava transportar 3 mil passageiros diariamente durante a fase de testes, que vai até o dia 31 de dezembro

Natália Brito

12/06/2024 às 13:45

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
Aquático SP transportou mais de 20 mil pessoas em represa

Aquático SP transportou mais de 20 mil pessoas em represa | Divulgação/PMSP

O Aquático SP inaugurou no dia 13 de maio e registrou, em média, um terço do movimento diário previsto pela gestão do prefeito Ricardo Nunes (MDB) à época da inauguração.

Continua depois da publicidade

De acordo com dados da SPTrans, responsável por gerenciar o transporte público na cidade, revela que cerca de 28 mil passageiros utilizaram os barcos Bororé I e Biguá 2 para atravessar a Represa Billings entre os dias 13 de maio e 10 de junho. Os números revelam que em média 965 pessoas passaram pelo transporte por dia.

Por outro lado, a Prefeitura de São Paulo esperava transportar 3 mil passageiros diariamente durante a fase de testes, que vai até o dia 31 de dezembro. A matéria tem informações do portal "Metrópoles". 

Maior movimentação

O registro de maior movimento no Aquático foi o feriado de Corpus Christi, no dia 30 de maio, quando 1.376 passageiros utilizaram as embarcações. Os transportes fazem o trajeto entre os bairros do Cantinho do Céu e Pedreira, na zona sul de São Paulo, por meio da Represa Billings.

Continua depois da publicidade

Mobilidade

O Aquático SP foi anunciado por Nunes com a promessa de melhorar a mobilidade em uma região marcada pelo trânsito intenso, beneficiando 385 mil moradores do Grajaú, Cocaia e Pedreira.

O tempo médio das viagens de barco na Billings são de 12 ou 17 minutos, dependendo do tamanho da embarcação. Segundo informações da Prefeitura, o mesmo trajeto leva cerca de uma hora e vinte minutos de ônibus.

O percurso é gratuito todos os dias da semana. Desde o dia 27 de maio, as embarcações tiveram o horário de funcionamento estendido em uma hora e meia, e operam das 10h até as 17h30.

Continua depois da publicidade

Juntos, os dois barcos têm capacidade para levar 90 passageiros por viagem. Após a fase de testes, o Aquático terá tarifa no mesmo valor da passagem de ônibus, R$ 4,40, e poderá ser pago com Bilhete Único.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados