Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Mãe e filha passeam pelo recinto para pequena conhecer o local onde vão ficar e receber a visita do público | Reprodução/Aquário de São Paulo
A primeira ursa polar nascida na América Latina foi apresentada ao público nesta quinta-feira (27/2), no dia Internacional do Urso Polar, no Aquário de São Paulo.
Continua depois da publicidade
Batizada de Nur, a ursinha é filha do casal Aurora e Peregrino, que vivem no aquário há 10 anos e tem apenas três meses de vida.
A apresentação havia sido antecipada pela Gazeta. Imagens divulgadas pelo Aquário de São Paulo mostram mãe e filha passeando pelo recinto e conhecendo o local onde vão ficar e receber a visita do público a partir de agora.
Segundo a veterinária-chefe do aquário, a gestação dura em média de cinco a oito meses. Nur nasceu na manhã do dia 17 de novembro de 2024, pesando aproximadamente 400 gramas, enquanto a mãe pesava 263 quilos. Veja fotos:
Continua depois da publicidade
O casal Aurora e Peregrino nasceram na Rússia e sua vinda é fruto de uma parceria técnico-científica com o zoológico de Kazan. Enquanto Aurora foi resgatada da natureza após a mãe ser caçada, Peregrino nasceu em um ambiente controlado por humanos.
Mesmo com uma diferença considerável de tamanho – o macho pesa 600 kg, três vezes mais que a fêmea – de acordo com o aquário, o casal sempre demonstrou uma boa relação e desenvolveu um vínculo forte, o que facilitou a reprodução.
Ainda segundo os profissionais do Aquário de São Paulo, o comportamento do casal no Brasil é considerado único. Como na natureza o macho não desempenha nenhum papel na criação da prole, Peregrino passará a viver em um recinto diferente, já que a presença dele pode ser um fator de estresse.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade