A+

A-

Alternar Contraste

Quinta, 19 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

APS de Igaratá alcança nota 8,27 nos indicadores de desempenho do Previne Brasil

Nota é a maior dos últimos anos e garante primeira colocação entre os municípios do Alto Vale do Paraíba

Maria Eduarda Guimarães

21/10/2022 às 13:44  atualizado em 21/10/2022 às 15:21

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
APS de Igaratá alcança nota 8,27 nos indicadores de desempenho do Previne Brasil

APS de Igaratá alcança nota 8,27 nos indicadores de desempenho do Previne Brasil | Reprodução/Facebook

A Atenção Primária à Saúde (APS) de Igaratá foi reconhecida pelo Ministério da Saúde e recebeu do E-SUS o resultado do Previne Brasil referente ao segundo quadrimestre deste ano. A cidade saiu da nota 2,5 - de 2020 - e alcançou a nota 8,27 em 2022. 

Continua depois da publicidade

Com a maior nota dos últimos anos, Igaratá conquistou a primeira colocação dos municípios do Alto Vale do Paraíba. No Ranking Estadual, a cidade ocupou o 125° lugar entre os 643 municípios paulistas. 

"Parabéns a todos os profissionais da Atenção Primária à Saúde de Igaratá, sem vocês nada disso seria possível, nosso município hoje tem um dos melhores índices do Vale do Paraíba e de São Paulo, graças ao empenho do servidor e do governo municipal." Finalizou a secretária de saúde Tatiany.

O Previne Brasil representa um conjunto de regras para analisar resultados, no intuito de gerar financiamento para a Atenção Primária. O projeto veio para reestruturar a forma de envio de recursos para investimentos nos cuidados básicos da área da Saúde nos municípios - com foco em gestantes, mulheres em idade fértil, crianças, hipertensos e diabéticos.

Continua depois da publicidade

Além disso, esse modelo de financiamento está focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Indicador Sintético Final (ISF) é resultado do cálculo do desempenho da consolidação dos sete indicadores previstos, sendo aferido a cada quatro meses com repercussão financeira para os quatro meses subsequentes. O ISF avalia o desempenho das equipes de Saúde da Família e equipes de Atenção Primária.

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados