Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que determina a apreensão de veículos usados no tráfico de drogas ilícitas
18/04/2022 às 16:37 atualizado em 18/04/2022 às 16:40
Continua depois da publicidade
Delegada Raquel Gallinati, presidente do Sindpesp (Sindicato dos Delegados da Polícia Civil de São Paulo) | Divulgação
O presidente Jair Bolsonaro sancionou o projeto de lei que determina a apreensão de veículos usados no tráfico de drogas ilícitas, mesmo se tiverem sido adquiridos de forma legal. Para a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp) Raquel Gallinati, a nova lei é representa um avanço significativo no combate ao crime.
Continua depois da publicidade
“A partir de agora, os carros e motos utilizados no tráfico serão apreendidos de forma definitiva e isso será um golpe duro contra o crime, que perderá meios de distribuir as drogas”, sinaliza a delegada Raquel Gallinati. “O Governo Federal endurece a lei antidrogas e dá uma importante ferramenta para atacar a estrutura do crime organizado, que controla o tráfico no país”.
A norma tem origem em um projeto do deputado mineiro Subtenente Gonzaga e foi transformada na Lei 14.322/2022
Antes da aprovação da lei, veículos apreendidos no transporte de entorpecentes eram restituídos aos proprietários, desde que comprovada a origem lícita do patrimônio. “Com a mudança na lei, o veículo é aprendido e, inclusive, se houver interesse, será incorporado aos órgãos de segurança, passando a reforçar o combate ao crime”, completa a delegada Raquel Gallinati.
Continua depois da publicidade
A única exceção prevista na lei é a apreensão de carros de locadoras ou veículos furtados ou roubados de seus legítimos proprietários. Nestes casos, o patrimônio será restituído aos donos.
A medida abrange veículos automotores, embarcações, aeronaves e quaisquer outros meios de transporte ou maquinários.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade