Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Com objetivo de fazer o trabalhador contribuir mais, e diminuir o desequilíbrio entre contribuições e pagamentos
12/03/2024 às 12:30 atualizado em 12/03/2024 às 13:15
Continua depois da publicidade
As regras para a aposentadoria mudaram neste ano de 2024; entenda mudanças | Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Continua depois da publicidade
As regras para a aposentadoria mudaram neste ano de 2024. Mulheres se aposentam com idade mínima de 62 anos e 15 anos de contribuição, já os homens se aposentam com 65 anos e 20 anos de contribuição. Para quem começou a contribuir antes da reforma de 2019, o governo criou regras de transição.
Para quem começou a contribuir em 2019 a idade mínima sobe em seis meses. As mulheres se aposentam com 58 anos e 6 meses, já os homens com 63 anos e 6 meses. Com o mínimo de contribuição de 30 anos para mulheres e 35 para homens.
Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.
Continua depois da publicidade
Desde janeiro a soma do tempo de contribuição aumenta anualmente. A pontuação mínima para pedir aposentadoria em 2024 será 101 pontos para homens e 91 pontos para mulheres.
INSS usa telemedicina para liberar auxílio doença e invalidez
Para mulheres
Continua depois da publicidade
Idade mínima de 30 anos de contribuição equivale a 91 pontos
Para homens
Idade mínima de 35 anos de contribuição equivale a 101 pontos
Continua depois da publicidade
O objetivo desta reforma é manter o trabalhador mais tempo contribuindo antes de começar a receber a aposentadoria. Essa foi a forma que a previdência encontrou de diminuir o desequilíbrio entre pagantes e contribuintes. Para se aproximar do teto é necessário que o trabalhador tenha mais idade e contribua por mais tempo.
Saiba quando começa a restituição do Imposto de Renda 2024
O vice-presidente do Instituto Direito Previdenciário diz que as regras para o trabalhador são muitas, e que precisa se organizar para saber quando e quanto vai receber ao se aposentar, diz Diego Cherulli
Continua depois da publicidade
“A vantagem do planejamento é você saber quando você vai se aposentar, com qual valor, se tem que corrigir algum problema documental para que na hora da aposentadoria seja um processo mais tranquilo e menos conturbado que vai gerar ali uma demora ou até mesmo a judicialização” disse ao "G1".
*Texto sob supervisão de Matheus Herbert
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade