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Cotidiano

Após temporal, residências e comércios ficam sem energia em São Paulo

A Enel afirmou que as regiões mais afetadas foram as zonas norte, oeste e sul

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A Enel foi procurada na manhã deste domingo e afirmou que o serviço já foi restabelecido para 90% dos clientes afetados

A Enel foi procurada na manhã deste domingo e afirmou que o serviço já foi restabelecido para 90% dos clientes afetados | Fernando Frazão/Agência Brasil

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde deste sábado (23), além de enchentes e quedas de árvores, também deixou milhares de pessoas sem energia elétrica.

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Segundo o Corpo de Bombeiros, até por volta de 17h40, tinham sido registrados 21 alagamentos e 37 quedas de árvores.

Em sua conta oficial no X (ex-Twitter), a concessionária de energia afirmou que as fortes chuvas acompanhadas de raios e ventos de até 50km/h que atingiram toda a área de concessão da companhia e afetaram o fornecimento de energia para alguns clientes.

A Enel afirmou que as regiões mais afetadas foram as zonas norte, oeste e sul. Porém, não divulgou o total de afetados.

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O açougue Guimarães Carnes, que tem duas unidades no Alto da Mooca, uma na rua Barretos e outra na rua Porto Alegre, por exemplo, afirmou que ficou pouco mais de 15 horas com o fornecimento de energia elétrica interrompido na unidade da rua Porto Alegre.

Sem se identificar, um funcionário disse que as unidades não contam com gerador, e o prejuízo só não foi grande porque conseguiram transferir as carnes para os freezers da outra unidade que continuavam funcionando.

O fornecimento, segundo a responsável, só foi restabelecido às 8h20 deste domingo (24).

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Nas redes sociais diversos clientes reclamam da falta de energia bem na véspera de Natal, quando muitos estão com as geladeiras cheias de alimentos e bebidas para a ceia.

A Enel foi procurada na manhã deste domingo e afirmou que o serviço já foi restabelecido para 90% dos clientes afetados.

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"A Enel Distribuição São Paulo informa que já restabeleceu o fornecimento de energia para cerca de 90% dos clientes impactados pelas chuvas que atingiram a capital nesse sábado (23). As regiões mais afetadas foram as zonas Norte, Oeste e Sul, principalmente as cidades de São Paulo e Juquitiba. Equipes de emergência seguem atuando para normalizar totalmente o serviço o mais breve possível", disse em nota.

Justiça determina atendimento ágil

A Justiça de São Paulo determinou nesta quarta-feira (20) que a Enel melhore seu atendimento a clientes, com risco de multa caso a decisão seja desrespeitada.

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Liminar expedida pelo juiz Fábio de Souza Pimenta -2ª Vara Cível- exige, em casos de interrupção do fornecimento, o atendimento a clientes em até um minuto por telefone ou trinta minutos de maneira presencial. A pena é de R$ 100 a R$ 500 por descumprimento.

A operadora ainda deve informar aos afetados um prazo para reestabelecimento do serviço. Caso não possua tal informação, a multa fixada é de R$ 2.000 por caso.

Em nota, a Enel diz já ter sido comunicada sobre a decisão judicial e vai formular sua defesa para apresentá-la em prazo legal.

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O magistrado acatou pedido formulado pelo Ministério Público de São Paulo, por meio da Promotoria de Justiça do Consumidor da Capital. A reclamação da promotoria quanto aos procedimentos da Enel foi protocolada após o apagão a ter atingido a capital em novembro deste ano.

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