A+

A-

Alternar Contraste

Quarta, 18 Setembro 2024

Buscar no Site

x

Entre em nosso grupo

2

WhatsApp
Home Seta

Cotidiano

Após sumiço de armas, prefeito de Cajamar exonera todos os funcionários da Secretaria de Segurança

As investigações apontam que desapareceram 19 pistolas e sete revólveres de uma base da GCM em Cajamar, na Grande SP

Matheus Herbert

13/04/2024 às 15:55  atualizado em 15/04/2024 às 16:31

Continua depois da publicidade

Compartilhe:

Facebook Twitter WhatsApp Telegram
26 armas desapareceram de posto da Guarda Municipal de Cajamar

26 armas desapareceram de posto da Guarda Municipal de Cajamar | Divulgação/GCM

O prefeito de Cajamar, Danilo Joan (PSD), exonerou todos os funcionários da Secretaria de Segurança Pública da cidade e os responsáveis pelo comando da Guarda Civil Municipal (GCM), após o sumiço de 26 armas de uma base da GCM do município, na Grande São Paulo. O caso segue em investigação. 

Continua depois da publicidade

Siga as notícias da Gazeta de S.Paulo no Google Notícias

Na última quinta-feira (11) a Gazeta noticiou o caso. As investigações apontam que desapareceram 19 pistolas e sete revólveres no mês passado, mas a denúncia só foi registrada na terça-feira (9). 

Em nota enviada a reportagem da Gazeta, a Prefeitura de Cajamar diz que o prefeito Danilo Joan tomou medidas rigorosas e que o caso segue em investigação. Leia a nota na íntegra no fim desta reportagem. 

Continua depois da publicidade

Faça parte do grupo da Gazeta no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado. 

Já a Secretaria da Segurança Pública do estado de São Paulo (SSP) diz que "o caso foi registrado como perda/extravio, na terça-feira (9), pela Delegacia de Cajamar, que instaurou inquérito policial para apurar os fatos. A equipe da unidade realizou oitivas de testemunhas e segue em diligências para esclarecer o caso". 

Entenda o caso do sumiço das armas em Cajamar, na Grande SP 

O guarda civil responsável pelo armazenamento e pela manutenção das armas da repartição estava realizando a contagem do armamento em 22 de março, quando percebeu a ausência de sete revólveres. As informações foram divulgadas com exclusividade pelo “G1”. 

Continua depois da publicidade

A contagem foi feita após a troca do armamento dos integrantes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu). Como era uma sexta-feira e o inspetor não estava na base, o guarda decidiu comunicá-lo somente na segunda-feira, dia 25 de março. 

Na segunda, o inspetor solicitou a contagem de todas as armas da base, constatando o sumiço de mais 19 pistolas, sendo algumas extraviadas sem carregadores. Segundo o boletim de ocorrência, todas as armas estavam aptas para uso, com brasão da corporação.

Leia nota na íntegra da Prefeitura de Cajamar 

“Em resposta ao lamentável incidente envolvendo o desaparecimento de 26 armas da Guarda Civil Municipal de Cajamar, o prefeito Danilo Joan tomou medidas imediatas e rigorosas. Todos os funcionários da Secretaria de Segurança Pública foram exonerados, e todos os responsáveis pelo comando da Guarda Civil Municipal foram destituídos de suas funções.

Continua depois da publicidade

O desaparecimento dessas armas é um assunto sério e inaceitável, que demanda uma ação rápida e eficaz para garantir a segurança e a confiança da população. A Prefeitura está empenhado em conduzir uma investigação completa e transparente para esclarecer os fatos e responsabilidades.

Informamos ainda que a Polícia Civil continua as investigações para apurar o paradeiro das armas e responsabilizar os envolvidos neste incidente. 

Reiteramos nosso compromisso com a segurança pública e com a integridade de nossas instituições”. 

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Continua depois da publicidade

Conteúdos Recomendados