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Cotidiano

Após aumento da tarifa, metrô de SP lança Cartão Fidelidade; veja como funciona

Com o novo cartão, dependendo do valor a ser recarregado, o passageiro pode pagar R$ 4,34 em cada passagem

Maria Eduarda Guimarães

04/01/2024 às 17:08  atualizado em 04/01/2024 às 18:28

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O Cartão Fidelidade pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas em estações do Metrô

O Cartão Fidelidade pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas em estações do Metrô | Fernando Frazão/Agência Brasil

Após o aumento na tarifa nesta segunda-feira (1º), o Metrô de São Paulo e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos - CPTM - passaram a disponibilizar o novo Cartão Fidelidade. Com ele, ao invés de R$ 5, os passageiros podem pagar R$ 4,34 em cada passagem. 

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O cartão pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas em estações do Metrô em três tipos de cotas: de oito viagens, 20 ou 50.

Como adquirir o Cartão Fidelidade

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O Cartão Fidelidade pode ser adquirido e recarregado nas cabines de recarga do Bilhete Único localizadas nas estações do Metrô, CPTM e também nas estações da linha 4-Amarela (ViaQuatro) e das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda (ViaMobilidade). 

No entanto, há dificuldades para recarregar o cartão, já que nem todas as estações do Metrô fazem a recarga, e nenhuma da CPTM faz a recarga. 

Para adquirir o cartão há um custo inicial e único de R$ 2, sendo obrigatória uma carga inicial equivalente a no mínimo 8 viagens (R$ 37). 

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Como funciona

O Cartão Fidelidade funciona no sistema de cotas, ou seja, só é possível realizar a recarga nos valores equivalentes a oito, 20 ou 50 viagens. 

Valores

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- 8 viagens: recarga de R$ 37;

- 20 viagens: recarga de R$ 90;

- 50 viagens: recarga de R$ 217.

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Intervalo mínimo

Quando usado mais de uma vez no Metrô, deve-se a temporalidade entre uma utilização e outra de:

- 10 minutos: se o usuário embarcar na mesma linha e estação diferente do embarque anterior. Por exemplo: se um passageiro embarcar na estação Corinthians-Itaquera (linha3-Vermelha) e desembarcar na estação Santana (Linha 1-Azul), ele só poderá embarcar novamente na estação Santana depois de 10 minutos.

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- 20 minutos: se o usuário embarcar na mesma linha e mesma estação do embarque anterior. Caso o passageiro desembarque na estação Consolação (linha 2-Verde) e, por algum motivo, queira embarcar novamente nesta estação, será preciso aguardar 20 minutos.

- 20 minutos: em estações integradas com a CPTM ou Via Quatro. Por exemplo: se o passageiro embarcar na estação Parada Inglesa (Linha 1-Azul) e desembarcar na estação Luz (integrada tanto a CPTM como também a ViaQuatro), o embarque só estará autorizado depois de 20 minutos.

Em caso de perda, furto, roubo, ou extravio

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Nesses casos, é necessário ligar para 156. Para a reposição de créditos, o usuário pode cadastrar previamente, um único cartão, ou pessoalmente nos postos de atendimento. 

Em caso de furto, roubo, extravio ou dano ocasionado por responsabilidade do usuário, este pode comparecer, munido de documento de identidade, aos Postos de “Atendimento dos Cartões Lazer e Fidelidade”, localizados na estação Sé do Metrô, para providenciar a 2ª via do cartão. 

Os usuários não cadastrados devem apresentar o recibo de uma das recargas (A taxa para emissão de 2ª via é equivalente a 7 tarifas unitárias do sistema de ônibus municipal da cidade de São Paulo e o prazo para entrega é de 72 horas). 

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Cancelamento

O cancelamento de seu Cartão deve ser realizado somente nos postos de atendimento na estação Sé do Metrô. 

Em caso de erro de leitura ou outro problema de acesso ao sistema

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O embarque deve ser realizado por meio de outro cartão ou bilhete. O usuário deve comparecer aos Postos de Atendimento na estação Sé do Metrô para a análise do cartão. Caso a correção não seja possível, será emitida uma 2ª via com prazo de 72 horas. 

Horário de atendimento

Posto Metrô: das 7 às 19 horas – de segunda a sexta (exceto feriados e pontes de feriado) 

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Para demais informações o Metrô disponibiliza o telefone 0800 770 7722que atende todos os dias das 5h00 à 0h00.

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