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Cotidiano

Após apagão no centro, Nunes se diz 'indignado' com a Enel

Prefeitura vai representar contra a empresa junto com a Aneel; ação ocorre depois dos problemas de falta de energia no centro da Capital

Monise Souza

22/03/2024 às 10:45

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Depois do apagão de 24h, Nunes mostrou indignação sobre a Enel

Depois do apagão de 24h, Nunes mostrou indignação sobre a Enel | Rovena Rosa/Agência Brasil

Após novo apagão na região central da Capital na tarde desta quarta-feira (20), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) se disse indignado com a "falta de respeito" da Enel. A Prefeitura de São Paulo informou que vai apresentar novamente contra a empresa junto ao governo federal.

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Em nota, a prefeitura comunicou que irá representar novamente contra a Enel por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Tribunal de Contas da União (TCU). A administração municipal já havia ingressado recentemente com duas ações judiciais contra a empresa.

A prefeitura ainda se diz "indignada com a falta de respeito da Enel com a população de São Paulo", e reiterou que apesar de a empresa não ter qualquer vínculo contratual com a prefeitura, cabe ao governo federal a regulação e fiscalização do serviço.

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A ação decorreu depois dos problemas de falta de energia no centro da Capital. Mais de 35 mil clientes ficaram sem luz na segunda (18). Na quarta, uma nova queda atingiu os consumidores da região. 

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Saiba mais sobre o apagão

O apagão no centro da cidade começou na segunda-feira (18), por volta das 10h30 e atingiu parcialmente pelo menos cinco bairros da região. A Enel diz que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) puxou a fiação subterrânea. A Sabesp nega qualquer ligação com o apagão.

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Essa teria sido a terceira ocorrência de falta de luz na cidade na última semana, causando diversos problemas para o comércio e até hospitais. Segundo relatos de moradores, a situação piorou ainda mais devido a onda de calor que a Capital vem enfrentando.

A Aneel já aplicou uma multa de R$ 165 milhões na Enel por conta de um outro apagão ocorrido em novembro de 2023. A empresa foi notificada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) e tem até 7 dias para esclarecer os problemas.

*Texto sob supervisão de Bruno Hoffmann

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