Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
Primeira viagem foi realizada entre o bairro Rio Pequeno, na região oeste do Estado, até o Osasco Plaza Shopping
Continua depois da publicidade
Serviço contraria o decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que, desde 2023, proíbe a operação de mototáxi na capital paulista | Reprodução
A empresa de transporte por aplicativo 99 anunciou nesta terça-feira (14/1) o início das atividades de mototáxi na cidade de São Paulo.
Continua depois da publicidade
O serviço contraria o decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB), que, desde 2023, proíbe a operação de mototáxi na capital paulista.
O anúncio foi feito em comunicado enviado à imprensa, em que a companhia diz que o serviço 99Moto começou a ser implantado gradualmente na cidade às 9h, fora do centro expandido.
Em janeiro do ano passado, a empresa também desafiou o prefeito de São Paulo ao insistir em oferecer as viagens por motos com passageiros. Mas logo desistiu e cancelou a operação do serviço.
Continua depois da publicidade
A primeira viagem foi realizada entre o bairro Rio Pequeno, na região oeste da capital paulista, e o Osasco Plaza Shopping, na cidade vizinha. Segundo a empresa, o percurso de 6,8 km foi feito em 12 minutos e o valor da corrida foi de R$ 10.
Apesar do decreto 62.144/23 de Nunes, que proíbe esse tipo de transporte por aplicativo, a 99 argumenta que tem respaldo na Política Nacional de Mobilidade Urbana para implantar o serviço.
“A legislação estabelece que as prefeituras podem regulamentar e fiscalizar a atividade com exigências específicas, mas não podem proibi-la. Já existem mais de 20 decisões judiciais confirmando esse entendimento, que é confirmado também pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em decisão de repercussão geral”, afirma empresa em comunicado.
Continua depois da publicidade
A empresa ressaltou ainda que, “desde 2018, a lei federal que estabelece a Política Nacional de Mobilidade Urbana permite o serviço de transporte individual privado de passageiros mediado por aplicativos, tanto para carros quanto para motos”.
Durante evento de entrega de apartamentos de um conjunto habitacional na zona sul da cidade, Nunes afirmou que o serviço “vai ser uma carnificina na cidade” e pediu para que os paulistanos não utilizem o serviço.
A gestão Nunes encaminhou uma nota dizendo que não havia autorização para a 99 ou qualquer outro aplicativo oferecer o serviço na cidade.
Continua depois da publicidade
Além disso, acrescentou que o “Decreto 62.144/23 do prefeito Ricardo Nunes, publicado em 7 de janeiro de 2023, suspendeu temporariamente o serviço de mototáxi e de transporte de passageiros por moto via aplicativo, em razão da preocupação envolvendo a segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano e o impacto no sistema público de saúde.”
Veja a nota enviada pela Prefeitura de São Paulo:
“A iniciativa da empresa resultará em medidas judiciais e fiscalizatórias por parte do município. A Procuradoria Geral do Município (PGM) vai notificar a empresa sobre a irregularidade do início da atividade. O Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV) também acaba de notificar a 99.
Continua depois da publicidade
No documento, “determina-se a imediata suspensão/interrupção de qualquer atividade relativa ao clandestino serviço de utilização de motociclistas para o transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos nesta cidade”.
A decisão da 99 segue na contramão do trabalho realizado pela atual gestão, que inovou ao implantar a Faixa Azul, um modelo pioneiro que prioriza a segurança dos motociclistas, reduzindo a gravidade dos acidentes em 212 quilômetros de vias sinalizadas."
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade