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Cotidiano
Apagão está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo
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Apagão cibernético está provocando atrasos em voos e problemas nos serviços bancários | Divulgação/Freepik
Na manhã desta sexta-feira (19) um apagão cibernético está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo. O problema estaria relacionado a sistemas que utilizam Windows na empresa CrowdStrike, uma fornecedora de serviços de segurança digital.
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A Microsoft afirma que a falha já foi resolvida, mas que problemas residuais ainda podem ocorrer. Não há indícios de que o apagão esteja relacionado a um ataque hacker.
O incidente teve origem em um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike. As informações iniciais indicam que o apagão se originou em sistemas que utilizam o sistema operacional Windows, da Microsoft.
Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor "Falcon". Em entrevista à rede americana NBC, o CEO da empresa pediu desculpas.
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O apagão foi registrado inicialmente em países da Europa, Ásia, África e Oceania, e logo chegou ao Brasil. No País, usuários reclamam que aplicativos de bancos estão fora do ar.
Os primeiros relatos de problemas surgiram pouco depois das 8h, com o site DownDetector reportando problemas de acesso a serviços da Microsoft, como a suíte de escritório Office 365, e nos sistemas dos bancos Bradesco, Banco do Brasil, Neon, Next e Banco Pan.
Os aeroportos e as companhias aéreas do Brasil não haviam registrado problemas causados pelo apagão até por volta de 8h desta sexta.
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Segundo a Febraban, a maioria dos serviços bancários já foi normalizada.
O Banco Bradesco informa que suas plataformas digitais não estão disponíveis nesta sexta devido ao apagão. Já o Banco do Brasil informa que “seus canais de atendimento funcionam normalmente”.
A companhia aérea Azul informou em comunicado que voos operados pela empresa podem sofrer “atrasos pontuais”, devido “intermitência no serviço global do sistema de gestão de reservas”. A recomendação é que passageiros com voos para hoje dirijam-se ao balcão de atendimento.
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Bolsas de valores em todo o mundo tiveram intercorrências nas operações.
A Gazeta conversou com o Engenheiro da Computação, especialista em Software, tecnologia, segurança digital e IA, Diego Cruz, que falou sobre a falha.
"Como vivemos em um mundo a cada dia mais interconectado, muitos segmentos da sociedade foram afetados, pois os sistemas são integrados e se comunicam constantemente", afirma o especialista.
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Apesar de ter sido confirmado nenhum ataque, o engenheiro afirma ser algo fora do comum.
"O que vimos acontecer essa madrugada é algo totalmente fora do comum, apesar de não se tratar de um syberataque", diz.
Diego também falou sobre as medidas de segurança para casos como este e explicou que a melhor maneira de se previnir de algum ataque é "mantenha seus softwares e aplicativos atualizados". Outra prática é não centralizar tudo em um único software.
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"Outra prática positiva é nunca centralizar tudo em uma única empresa ou software, pois em um caso como esses um banco pode ser afetado e outro não por exemplo.", explica Diego.
A CrowdStrike é uma empresa que fornece serviços de cibersegurança para algumas das maiores empresas do mundo para encontrar falhas em sistemas digitais evitar ataques de hackers.
As companhias aéreas American Airlines, United e Delt paralisaram todos os voos. A JetBlue, que opera majoritariamente voos domésticos nos EUA, segue com as operações normais.
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A Eurowings, subsidiária da companhia aérea alemã Lufthansa para voos na Europa, disse que todos os voos domésticos e entre Alemanha e Reino Unido foram cancelados até as 15h no horário local (10h no Brasil).
Problemas técnicos foram reportados nos maiores aeroportos da Europa e na Índia, com atrasos de voos. Em Berlim, na Alemanha, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas.
No aeroporto de Singapura, um dos maiores do mundo, diversas companhias aéreas estão fazendo o check-in de forma manual.
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A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong disse que as companhias aéreas também mudaram o procedimento de check-in para manual e que voos não foram afetados.
*Texto sob supervisão de Diogo Mesquita
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