Entre em nosso grupo
2
Continua depois da publicidade
Em seus votos, os diretores da agência destacaram a necessidade de proteger a população do uso irracional desses medicamentos | Freepik
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta quarta-feira (16/4) que será obrigatória a retenção de receita médica para venda de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Saxenda e similares, usados para o emagrecimento.
Continua depois da publicidade
Esta categoria de medicamentos é classificada como tarja vermelha e só deveria ser comercializada com a apresentação da receita, no entanto, era comum que ela não fosse pedida, fazendo com que clientes sem a devida indicação conseguissem comprar.
A decisão foi tomada pela Anvisa depois da divulgação de uma carta pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) na qual os médicos defendiam a necessidade do controle na prescrição dessa classe de medicamentos.
Em seus votos, os diretores da agência destacaram a necessidade de proteger a população do uso irracional desses medicamentos que foram desenvolvidos para diabete, mas acabaram sendo também indicados para a obesidade.
Continua depois da publicidade
As canetas de emagrecimento ganharam o interesse do mercado global devido à similaridade dos resultados associados à cirurgia bariátrica. Com esses medicamentos, a perda de peso pode chegar a 25%, porém, sem os efeitos colaterais da cirurgia. Veja quais as opções de canetas emagrecedoras disponíveis.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade