Entre em nosso grupo
2
Cotidiano
André do Prado recebeu 89 votos contra cinco de seu oponente, Carlos Giannazi, que teve a preferência apenas de integrantes do PSOL
Continua depois da publicidade
André do Prado foi escolhido nesta quarta como presidente da Alesp | Ettore Chiereguini/Gazeta de S. Paulo
Conforme antecipado pela coluna De Olho no Poder, da Gazeta, o deputado estadual André do Prado (PL) foi eleito nesta quarta-feira como presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, após a posse dos 94 novos parlamentares da Casa. O ex-prefeito de Guararema recebeu 89 votos contra cinco de seu oponente, Carlos Giannazi (PSOL), que teve a preferência apenas de integrantes de seu partido.
Continua depois da publicidade
O parlamentar tem o apoio do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, de deputados bolsonaristas e até do PT - nesse último caso, pelo menos para a eleição desta quarta. Ele ficará no cargo pelos próximos dois anos.
Prado conquistou o apoio de boa parte dos partidos de oposição ao se comprometer a seguir a proporcionalidade. Pela regra, cargos da mesa diretora são distribuídos em função do tamanho das bancadas de cada legenda. Com o segundo maior número de deputados (18), o PT se beneficiou do princípio.
O deputado Teonilio Barba (PT) foi eleito para o cargo de primeiro-secretário e Rogério Nogueira (PSDB), para o de segundo-secretário.
Continua depois da publicidade
O restante da mesa ficou assim: 1ª vice-presidência: Gilmaci Santos (Republicanos); 2ª vice-presidência: Milton Leite Filho (União Brasil); 3ª vice-presidência: Helio Zanatta (PSC); 4ª vice-presidência: Rafael Silva (PSD); 3ª secretaria: Léo Oliveira (MDB) e; 3ª secretaria: Gil Diniz (PL).
De perfil conciliador e discreto, o ex-prefeito de Guararema está no terceiro mandato consecutivo na Alesp. Ele substitui Carlão Pignatari (PSDB), eleito no início de 2021.
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade